Projeto

Prefeitura de Picos e Secretaria de Educação laçam o “Projeto Alfabetiza Picos: um olhar que acredita”

O projeto é uma iniciativa totalmente municipal e será executado com recursos próprios.

Lançamento do Projeto Alfabetiza Picos: um olhar que acredita (Foto: Wagner Avelino)

/ CCOM / quarta-feira, 31 agosto , 2022

É de conhecimento público que a Pandemia de Covid-19 foi responsável, entre outras coisas, por um prejuízo considerável na aprendizagem de crianças e adolescentes, que foram obrigados a estudarem de forma remota, mesmo que alguns não tivessem acesso a equipamentos para acompanharem as aulas.

Visando diminuir os impactos negativos causados na aprendizagem das crianças e adolescentes durante esse período, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou na noite de terça-feira (30), no auditório do CTD – Centro de Treinamento Diocesano de Picos, o “Projeto Alfabetiza Picos: um olhar que acredita”.

O evento contou com a apresentação de poema por duas alunas do 1º Período da Escola Padre Madeira, além de recepção inicial com o cantor Léo César, que é servidor municipal da Educação; apresentação da logomarca oficial do Projeto e falas de autoridades que enfatizaram a importância do resgate do aprendizado que gera inclusão e cidadania para os alunos que foram prejudicados durante a Pandemia.

Recepção inicial do evento foi realizado pelo cantor Léo César, que é servidor municipal da Educação (Foto: Wagner Avelino)

Na sequência, a Secretaria de Educação transmitiu um vídeo retrospectivo, sobre os dois anos de ensino remoto e dos trabalhos que foram realizados nas escolas durante esse período, através do empenho de todos os gestores e professores da SEME – Secretaria Municipal de Educação.

A Secretária Municipal de Educação de Picos, Noêmia Marques, explicou o objetivo do projeto e destacou que ele está sendo financiado por recursos próprios do município.

“O Projeto Alfabetiza Picos: um olhar que acredita, tem como objetivo central recuperar as aprendizagens perdidas durante a pandemia. Um projeto que é idealizado e financiando pelo município, e isso faz com que o projeto atenda à real necessidade das nossas crianças e adolescentes. Nós já fizemos parcerias com projetos a nível Federal e Estadual como PEPAC, mas esse projeto do Alfabetiza Picos tem nossa identidade, por isso atenderá a real necessidade do município”, explicou a Secretária.

Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques (Foto: Wagner Avelino)

A Coordenadora do Projeto Alfabetiza Picos: um olhar que acredita, Roberta Negreiros, contou como funcionará o projeto. Segundo ela, o mesmo ocorrerá no contraturno de cada aluno.

“O projeto ocorrerá nas escolas no contraturno de cada aluno, naquelas que tem salas disponíveis para essa modalidade; já aquelas escolas que não possuírem salas disponíveis durante a semana, os alunos terão aulas aos sábados. As aulas do projeto serão realizadas em três dias da semana, com carga horária de 3 horas por dia, com os próprios professores da Secretaria de Educação, que já atuam na área da alfabetização”, contou a Coordenadora.

Roberta Negreiros ainda falou sobre o público-alvo do Projeto e quantos alunos serão contemplados. “O Projeto é para as turmas do 2º ao 5° ano e, no momento, estão sendo aplicados em todas as escolas do município, questionários para as crianças e adolescentes a fim de diagnosticar quais alunos necessitam dessas aulas de reforço, até o momento temos aproximadamente 500 alunos que serão comtemplados, mas ainda não fechamos a quantidade exata”, pontuou Roberta Negreiros.

A Coordenadora do Projeto Alfabetiza Picos: um olhar que acredita, Roberta Negreiros (Foto: Wagner Avelino)

Participaram do evento, o Presidente do SIMDSERM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos, João Antônio Sousa; o ex-prefeito de Picos e ex-secretário de Educação, Padre Walmir Lima; o Vice-Presidente da Câmara dos Vereadores, Pedro Pio; além dos Vereadores Evandro Paturi, Dalva Mocó, Eriberto Barros e Filomeno Portela, e o  Secretário Municipal de Defesa Civil, João Araújo, bem como professores, gestores e colaboradores da Secretaria de Educação, alunos e seus familiares e professores.

Veja mais fotos!

Acompanhe entrevistas na íntegra!