Robótica

Prefeitura de Picos realiza entrega de Kits de Robótica para a Rede Infantil de Ensino do município

A entrega dos Kits faz parte da implantação do novo projeto da SEME, intitulado “Saber Criar”, que visa trabalhar as habilidade e competências das crianças de uma forma divertida e inovadora.

Crianças já com os Kits de Robótica (Foto: Salmo Nery)

/ CCOM / sexta-feira, 3 maio , 2024

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Educação, realizou durante toda a semana a entrega de Kits de Robótica para a Educação Infantil do Município. O Kits são para implantar o Projeto “Saber Criar”, projeto que é uma inovação na educação municipal, que a partir de agora permitirá que as crianças iniciem as atividades científicas já nos primeiros anos escolares.

A implantação do projeto começou desde o dia 20 de abril, com a capacitação para os professores que trabalham na Rede de Ensino Infantil do Município sobre o Projeto. O projeto pretende principal trabalhar o raciocínio lógico, habilidades e competências das crianças de 3 a 5 anos, para que elas possam desenvolver suas capacidades cognitivas e emocionais.

A formação ocorrida no dia 20 de abril foi a primeira de uma série de capacitações que estão sendo realizadas durante todo esse semestre letivo sobre o projeto. A responsável por realizar a capacitação, Maria Clara Câmpelo, Coordenadora Pedagógica da EDUC Assessoria, empresa encarregada pelas formações, falou sobre a importância do Projeto “Saber Criar”. “Nossa proposta é trabalhar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças de 3 a 5 anos, onde vamos trabalhar o raciocínio lógico, as competências, as múltiplas linguagens, envolvendo assim todos os campos de experiência do conhecimento das crianças. A gente vai repassar todos os direitos de aprendizagem que as crianças têm, para que os professores ensinem a elas de forma lúdica”, contou.

Capacitação para professores sobre o projeto “Saber Criar” (Foto: Ivonete Reis)

A Primeira-dama e secretária de Educação de Picos, Diana Belo, falou sobre o processo de implantação do projeto. “Continuamos inovando na Educação de Picos, por determinação do Prefeito Gil Paraibano estamos implantando nas escolas da Rede Municipal de Ensino, o projeto “Saber Criar”, que é um projeto de iniciação à robótica na educação infantil, que começou com pela formação dos professores, que atuam em 42 escolas da zona urbana e rural”, contou.

O Prefeito Gil Paraibano também falou sobre a implantação do Projeto Saber Criar. Segundo o gestor, poucas escolas privadas possuem esse tipo de projeto, que eles estão trazendo para a Rede Pública de Ensino de Picos. “Essa modalidade que estamos trazendo para as escolas, poucas escolas particulares do Brasil têm. Agora nós estamos implantando em toda a rede municipal, nas 42 escolas que o município tem. Estamos procurando melhorar ainda mais a educação do município”, destacou.

Prefeito Gil Paraibano acompanhou a entrega dos Kits de Robótica (Foto: Salmo Nery)

A Professora, Marlene Leal falou sobre a importância do projeto “Saber Criar”. “É um material excelente que vai inovar as nossas escolas, vai ajudar muito no desenvolvimento das crianças, ajuda na criatividade e estamos muito felizes com esse material”, pontuou.

Veja mais fotos!