Selo Unicef

Prefeitura de Picos realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef

O Selo Unicef reflete todas as políticas públicas realizadas no intuito de melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes de Picos.

/ CCOM / terça-feira, 8 março , 2022

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Picos (CMDCA) realizou na manhã desta terça-feira, 08 de março, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento tem por objetivo, realizar debates e discutir métodos para a aprovação do Selo Unicef junto ao município.

A Secretária Municipal de Educação de Picos, Noêmia Marques, participou do evento e salientou que a certificação do Selo Unicef representa na prática, políticas públicas inerentes à qualidade de vida de crianças e adolescentes do município.

“O Selo é muito importante, pois ele reflete todas as políticas públicas realizadas para que a gente possa melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes. São políticas que acontecem em todas áreas da infraestrutura pública do município, salientando atividades da Educação, Saúde e Assistência Social”, pontua Noêmia Marques.

Secretária de Educação Noêmia Marques

O Fórum Comunitário Selo Unicef foi realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos. Agentes públicos locais, como também representantes da sociedade civil organizada também participaram.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, assegurou o apoio no que tange às adequações, sejam técnicas/estruturais, as quais o município necessita, visando a aprovação do Selo Unicef para a cidade de Picos.

“Apoiamos toda e qualquer iniciativa do município para a aquisição do Selo Unicef, desde ações educacionais, sociais, culturais. É um conjunto de ações que fazem a diferença para que o município se adeque e receba esse Selo. O município está buscando essa qualificação, desde a melhoria das escolas, desde a qualificação dos professores e ações sociais nas comunidades mais carentes”, avalia Chaguinha.

Vereador Francisco das Chagas de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Picos

A Secretária Municipal de Governo, Xandú Néri, ressalta a iniciativa conjunta da gestão do prefeito Gil Marques de Medeiros quando a conquista de políticas públicas, sejam elas quais forem. A gestora considera o Selo Unicef como uma das maiores conquistas da administração atual.

Xandu Nere, Secretária de Governo

“O município de Picos está de parabéns por essa iniciativa e por esse ponta-pé-inicial nas ações que dizem respeito ao Selo Unicef. Todas as Secretarias estão imbuídas na missão de conquistar o Selo Unicef. Na realidade, eu considero essa, uma das mais importantes conquistas na nossa administração”, reitera a gestora.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo Unicef, o Município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Nesse contexto, o Conselheiro Tutelar Genilson Oliveira, resume que o Fórum tem intenção de gerar na administração pública e sociedade civil, uma ação conjunta para melhoria de políticas voltadas para o público infanto-juvenil em seus direitos.

“O Fórum como Selo Unicef, busca a intersetorialidade, ou seja, todas as áreas da política pública que envolva a criança e adolescente, então, serão integrados no sentido de discutir conjuntamente, e também de propor melhorias e planejar a sua execução”, salienta o Conselheiro Tutelar.

Genilson Oliveira, Conselheiro Tutelar

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo Unicef é espontânea.

O Selo Unicef contribui para o alcance de 8 dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global  acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Em seu discurso no I Fórum Comunitário Selo Unicef, o juiz, Geneci Benevides, acredita que a preocupação junto ao público infanto-juvenil, no sentido de resguardar seus direitos é importante.

Genci Benevides, ladeado pela primeira-dama Diana Belo e a Secretária de Governo Xandu Nere

“Nesse momento, queria parabenizar o prefeito Gil Marques de Medeiros, por providenciar para o município, um plano de trabalho para criança e ao adolescente. Todo mundo sabe que a criança e adolescente são o futuro de todos nós. É preciso que realmente tenha essa preocupação com a infância e a juventude”, ponderou o Juiz.

Confira imagens do evento: