PARCERIA PELA SAÚDE

Saúde, Educação e UFPI alinham parceria para fortalecer acompanhamento de adolescentes em escola Cívico-militar

Reunião entre as Secretarias de Saúde e Educação e a UFPI busca ampliar o acompanhamento de adolescentes da Escola Cívico-Militar, fortalecendo ações de prevenção, diagnóstico e encaminhamento para tratamento na rede municipal de saúde.

/ SECOM / segunda-feira, 22 junho , 2026

Representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação participaram de uma reunião com a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Iolanda Gonçalves, para discutir o fortalecimento de uma parceria voltada ao acompanhamento da saúde de adolescentes atendidos na Escola Cívico-Militar.

O encontro teve como objetivo ampliar a integração entre as duas secretarias e o projeto de extensão desenvolvido pela UFPI, que desde o ano passado realiza ações de promoção à saúde e formação de estudantes adolescentes. A iniciativa conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem e outras áreas da saúde.

Atualmente, o projeto realiza avaliações como medição de peso e altura dos estudantes, além de atividades educativas sobre temas relevantes para a adolescência, como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência, prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para ampliar a atuação da rede municipal de saúde no acompanhamento dos adolescentes atendidos pelo projeto. A proposta é garantir maior agilidade no encaminhamento e monitoramento dos casos identificados durante as ações realizadas na escola.

Com a parceria, a Secretaria de Saúde deverá contribuir na organização das informações coletadas, inserção de dados nos sistemas de acompanhamento e continuidade da assistência aos estudantes que apresentarem alguma necessidade de atendimento ou tratamento, fortalecendo o cuidado integral e o acompanhamento contínuo da saúde dos adolescentes.

A iniciativa reforça a importância da integração entre universidade e poder público, unindo ensino, pesquisa e extensão em benefício da comunidade escolar e da promoção da saúde dos jovens.