Capacitação

Secretaria de Educação realiza capacitação com gestores escolares sobre imunização de crianças e adolescentes

O evento contou com uma palestra da Coordenadora de Imunização de Picos Mariana Fontes.

Gestores também foram contemplados com folder informativo (Foto: Rawena Sousa)

/ CCOM / sexta-feira, 1 dezembro , 2023

Por: Rawena Sousa

A Secretaria de Educação em parceria com a Saúde de Picos, realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma capacitação acerca do Calendário Básico de Imunização de Crianças e Adolescentes, tendo como público-alvo os diretores e Secretários das escolas municipais de Picos. O objetivo da ação se deu por conta da necessidade de ampliação da cobertura vacinal, além de auxiliar os gestores no encaminhamento das famílias aos serviços de saúde especializados.

Material Informativo!

Folder Capacitação Vacinação

A Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, contou sobre a importância dessa capacitação para os gestores e alunos da rede municipal de ensino, além de ressaltar a relevância da parceria com os demais órgãos municipais na realização de ações que beneficiam a população.

“Estamos fazendo essa capacitação sobre a busca ativa vacinal, de como esses gestores podem colaborar, detectando esse atraso no cartão de vacina. A Coordenadora de Imunização está orientando esses gestores de como proceder na hora que notarem se o cartão de vacina do aluno está atrasado. É mais uma ação em busca do selo, que é muito importante. Nós sabemos que temos um déficit muito grande com relação a meta da vacina, então a gente precisa correr atrás. É preciso dessa união de forças e trabalho em conjunto da Saúde e Educação, para que a gente possa aumentar os índices da vacinação”, explicou a Secretária de Educação.

Secretária de Educação, Noêmia Marques (Foto: Rawena Sousa)

Mariana Fontes, Coordenadora de Imunização do Município e Coordenadora Operacional do BAV, orientou acerca da importância de se ter o Cartão de Vacinação atualizado para que a erradicação de diversas doenças continue.

“Elaboramos alguns documentos para auxiliar os gestores na realização da matrícula, para saber se a vacinação das crianças está completa e em dias. No caso de não estarem, eles saberem para onde redirecionar essas crianças. Sabemos que só através da vacinação é que a gente vai manter a população livre de doenças que são imunopreveníveis. Essa parceria oferece também a Imunização nas escolas, facilitando mais ainda o acesso da população, aos pais que não precisam se deslocar até as UBS. A vacinação é um direito da criança e é importante estarmos desenvolvendo esse trabalho intersetorial que já vem acontecendo, mas que agora será ainda mais intensificado, entre Educação e Saúde”, relatou a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Rawena Sousa)

Ainda segundo a Coordenadora de Imunização, é importante, também, que as crianças entendam o porquê de elas estarem tomando essas vacinas. Durante a Matrícula escolar e nas reuniões de pais e mestres serão abordados esses assuntos relacionados à necessidade da Imunização. No caso de recusa dos pais em relação à vacinação dos filhos, o Conselho Tutelar deverá ser acionado, pois esse é um direito fundamental de crianças e adolescentes, garantindo saúde e proteção a todas.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!