Capacitação

Secretaria de Educação realiza capacitação para merendeiras e zeladoras das Escolas Municipais em Picos

O objetivo dessa capacitação era auxiliar as colaboradoras no retorno as atividades presenciais.

Diversas merendeiras e zeladoras da Educação de Picos participaram da capacitação (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / segunda-feira, 21 fevereiro , 2022

Por: Jackelany Vasconcelos

Na manhã desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma capacitação para as merendeiras e zeladoras das Escolas Municipais. O objetivo dessa capacitação foi de auxiliar as colaboradoras no retorno às atividades presenciais.

O encontro teve início às 08:00h, na Câmara dos Vereadores, com a realização da palestra de abertura, ministrada pela psiquiatra Géssica Andrade. Na ocasião, a profissional falou acerca da importância da saúde mental, principalmente neste momento de retorno com às atividades presenciais, ainda ressaltou sobre a importância de dar essa assistência para essas profissionais que trabalham diretamente com crianças.

“É muito importante ensinar sobre a prevenção e os cuidados consigo mesmo de pessoas que têm um papel muito importante que é o de cuidar, de dar assistência para as crianças que vão retornar suas atividades escolares, é um momento muito delicado para todos, e é fundamental dar apoio para esses profissionais, orientar, acolher sempre, estar disposto a entender as dificuldades que eles têm, pois eles estando bem, isso é uma garantia que as crianças vão estar bem assistidas e bem cuidadas”, ressaltou a psiquiatra.

Psiquiatra, Géssica Andrade (Foto: Jackelany Vasconcelos)

O momento contou ainda com a palestra sobre as novas perspectivas sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), ministrada pela nutricionista Denise Bezerra e sobre boas práticas e POPS (Procedimento Operacional Padronizado) nas cantinas escolares, ministrada pela nutricionista Helionildes Bezerra. Além disso, houve atração musical, com a participação da Cultura de Picos.

A merendeira da Escola Municipal José de Moura no bairro Pedrinhas, Maria Daguia, destacou a importância do encontro e avaliou como positivo, pois foi um momento de muito aprendizado. “Para mim foi muito bom, muito gratificante, pois foi um aprendizado, em primeiro momento com a doutora Géssica, ficou bem claro a explicação dela, logo depois a Denise, foi ótimo”, destacou a merendeira.

Merendeira da Rede Municipal de Educação, Maria Daguia (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito, Gil Marques de Medeiros, a Secretária de Educação, Noêmia Marques, Secretário de Cultura, Marcelo Nordeste, Equipe da Alimentação Escolar: Coordenadora, Liliane Feitosa, Nutricionistas: Denise Bezerra, Helionildes Bezerra, Carina Holanda, Psiquiatra Géssica Andrade, Músicos: Isael Martins, Victor Mascarenhas e Lincoln.

Prefeito Gil Paraibano e Secretária de Educação Noêmia Marques participaram da capacitação (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!