Seme Picos reúne representantes de 42 municípios para discutir a Base Nacional Comum

CCOM / quinta-feira, 10 março , 2016

A Seme Picos se reuniu, na manhã de ontem (09), no auditório da Uespi de Picos, com dirigentes da educação para discutir e planejar as contribuições dos municípios para a Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é incentivar os representantes municipais da região do Vale do Guaribas a continuar e qualificar as contribuições já feitas.

IMG_20160309_093932278O projeto envolve todos os professores desde a Educação Infantil até o Ensino médio. Com a Base Comum os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.

Para este professor de matemática, Alcebíades de Araújo, o documento vai melhorar a formação dos estudantes de todo país. “Com a Base a gente vai poder trabalhar um currículo comum, e acompanhando gradativamente o aumento da complexidade de cada aluno”. Citou.

A Base é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação. A partir da Base professores de todo país terão como escolher os melhores caminhos para a prática educacional, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos.

De acordo com a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, a adesão das escolas à Base Comum pode mudar os rumos da Educação no país.IMG_20160309_091539257

“São as diretrizes que vão nortear e orientar os conteúdos a serem trabalhados em salas de aulas. Esta chamada pública, a nível nacional, dará, a cada professor, a cada cidadão, a oportunidade de se envolver na organização desses conteúdos que serão trabalhados em sala de aula”. Disse a Secretária.

A Base Comum está sendo trabalhada em quatro áreas do conhecimento: Linguagem, matemática, ciências naturais e humanas. Cada município veio representado por 5 delegados.

Meta do Ministério da Educação

A meta do Ministério da Educação é orientar na construção curricular de mais de 190 mil escolas públicas e particulares da Educação Básica. As reuniões acontecem em todo país. A expectativa é que o plano seja colocado em prática até o início de 2019.

IMG_20160309_093923534