Atividades educativas e de prevenção.

Equipe da UBS realiza atividade de saúde na Escola Municipal Morada do Sol

CCOM / sábado, 7 novembro , 2015

Escola Municipal Morada do Sol

Quando o assunto é saúde, a equipe da Estratégia de Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde Dona Santa Nunes não brinca em serviço! Por isso, realiza constantemente palestras e atividades educativas que mostram que a prevenção sempre será o melhor remédio. Para ensinar os pequenos de 05 a 14 anos, da Escolar Municipal Morada do Sol, sobre a importância de bons hábitos de higiene bucal e a maneira correta de cuidar dos dentes,  os profissionais de saúde da unidade, realizaram nos dias 05 e 06, palestras com orientações sobre a importância da boa higienização dos dentes, aplicação de flúor e distribuição de escova dental.

Cerca de 275 alunos,  do pré 1 ao quinto ano, dos turno manhã e tarde, participaram da ação. Para a diretora da escola, professora Aniquessia Oliveira, toda atividade que melhore a saúde das crianças é bem vinda. “Primeiro que agente trata de uma escola que é taxada como periférica, então dentro dessas dificuldades agente vê que no bairro, na família e dentro das casas eles não tem esse hábito de higiene bucal, agente trazendo isso para dentro da escola, nós estamos educando esses alunos a ter um habito higiênico melhor, relatou.

Equipe de saúde da morada do sol

A equipe da unidade de saúde desenvolveu também um trabalho de prevenção às verminoses. Mediante autorização dos pais, e com acompanhamento médico, os alunos recebem a medicação de albendazole, remédio antiparasitário muito utilizado no tratamento de infecções causadas por parasitas intestinais e que impossibilita a sobrevivência do parasita dentro do corpo humano.

Foto: Marcos Valerio

“O Drº Gilberto encaminhou pra gente o albendazole, onde tem como objetivo prevenir as verminoses na criança, fora o medicamento nós entregamos uma ficha de notificação de manchas que foi encaminhada para os país onde eles avaliaram as crianças para saber de as mesmas tinham manchas na pele, caso tenhame os alunos serão encaminhados para o PAM”, disse.