Ação Social.

Equipe do CTA participa de ação social realizado pelo APROSEPI

CCOM / sexta-feira, 13 novembro , 2015

Equipe da secretaria municipal de saúde

Preocupadas com a falta de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre os profissionais do sexo, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, órgão ligado a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Associação das Profissionais do Sexo de Picos (APROSEP), realizou na manhã de ontem, 11/11, uma ação social em uma das regiões de maior frequência de profissionais do sexo da cidade: Rua Armínio Rocha, bairro São Vicente.

Foram disponibilizados testes rápidos de hepatites e HIV para as profissionais do sexo, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade na rua e transeuntes que passavam pelo local naquele momento. Além dos 35 exames realizados, foram disponibilizados também os insumos de prevenção (camisinha masculina e feminina e gel lubrificante. A ação contou também com a participação dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos e acadêmicos de direito da Faculdade R.Sá.

Realização de exames.

De acordo com o titular da pasta, Dudé, a ação teve como objetivo orientar a população sobre prevenção e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis. “Nós enquanto secretaria não poderíamos deixar de contribuirmos com uma ação tão importante como esta, pois sabemos que essa parcela da população é considerados um grupo de risco para as DST, Aids e Hepatites Virai”, disse.

Segundo a presidente da APROSEP, Leonísia Osório, o objetivo principal da ação foi diminuir a incidência de DST/Aids e a repassar informações sobre a prevenção do câncer de mama e útero. “Todos os anos nós procuramos levar atendimento a essa parcela da população, entre eles profissionais do sexo, usuários e pessoas que circulam por essas ruas, pois nós sabemos que o índice de ”, ressaltou