I Maratoninha Escolar

Prefeitura de Picos realiza I Maratoninha Escolar em alusão aos 132 de emancipação politica

O evento aconteceu na avenida Severo Eulálio e contou com a participação de alunos da Rede Municipal

/ CCOM / domingo, 11 dezembro , 2022

Com o objetivo de promover integração social, exercício da cidadania e incentivar o esporte como aliado da saúde, entre outros, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Educação, em parceria com as Secretarias de Cultura, Esporte e Saúde, realizaram na manhã deste domingo (11), a I Maratoninha das Escolas Municipais de Picos – MEMP 2022. O evento aconteceu na avenida Severo Eulálio e contou com a participação de 82 alunos da Rede Municipal.

Primeira-dama Diana Belo e Noêmia Marques, secretária de Educação – Foto – Roberto Oliveira

“É uma natividade que integra o aniversário da cidade. É isso. É a Educação incentivando o Esporte, que traz cidadania, aprendizagem e saúde para nossas crianças”, avalia Noêmia Marques, Secretária de Educação de Picos.

Além de Promover a Integração social, a I Maratoninha também tem por alvo, aumentar a participação de atividades esportivas em todas as instituições de ensino público do município de Picos, além de buscar a promoção ampla mobilização da juventude estudantil picoense em torno do Esporte, em torno do Esporte, sobretudo em torno do atletismo.

Gil Marques de Medeiros – Prefeito – Foto – Roberto Oliveira

“Saímos de uma Pandemia. Agora vamos alavancar o Esporte. Essa Maratoninha vai ficar no calendário da cidade. É muito importante, pois ajuda a desenvolver essas crianças e incentiva outros esportes”, analisa o prefeito Gil Marques de Medeiros.

O Secretário de Cultura de Picos, Heraldo Filho, lembra que a iniciativa, além de fomentar o esporte na Rede Municipal, o referido evento apresenta-se como abertura para outros projetos maiores de mesma natureza.

“Temos atletas de ponta. Estamos trabalhando a base escolar. Sonhamos em fazer grande trabalho no esporte escolar. É um projeto piloto que estamos desenvolvendo que ano que vem será muito maior”, destaca.

Heraldo Filho, ao centro e de camisa preta, participa da entrega de bicicleta junto com o prefeito Gil Marques de Medeiros – Foto – Roberto Oliveira

Os vencedores da I Maratoninha das Escolas Municipais de Picos foram contemplados com uma premiação de uma bicicleta para o vencedor, R$ 200 para o 2º colocado e R$ 100 para a 3ª colocação. Os competidores foram divididos em categorias por faixa etária, sendo 400, 1000 e 1500 metros para cada faixa.

Vitor Sousa, de 10 anos, é aluno da escola Timóteo Borges de Aguiar. Ele venceu em sua categoria – 400 metros, e revela animação para concorrer novamente ano que vem.

“Feliz. Ano que vou correr de novo”, relata o garoto que ganhou uma bicicleta como prêmio pelo primeiro lugar em sua categoria.

Vitor Sousa – 10 anos – Foto – Roberto Oliveira

Na categoria 13 a 16 anos, o vencedor foi Maxuel Santos, também da escola Timóteo Borges de Aguiar. O estudante levou uma bicicleta. O garoto revela  que é a primeira vez que participa desse tipo de evento. “Primeira vez. Espero participar novamente”, comenta.

Maxuel Santos – 16 anos – Foto – Roberto Oliveira

Durante o evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Picos, Tássio Luz, enaltece a parceria entre as pastas do Executivo Municipal em benefício da sociedade. Segundo  gestor, a comunhão administrativa figura benefício direto à própria sociedade. “Com certeza. Claro, com o aval do nosso prefeito, que está sempre pronto para elencar e fortificar todas as questões voltadas para o esporte e também para  à saúde”, enumera.

Ouça as entrevistas!

Veja mais imagens do evento!