Ação em saúde

Garis de Picos participam de ação de saúde

CCOM / terça-feira, 15 março , 2016

Vacinação garis

Preocupados com a saúde dos trabalhadores que atuam na área da limpeza publica, devido à percepção dos riscos a que os profissionais estão submetidos na execução de suas tarefas, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta terça-feira, 15/03, no Pronto Atendimento Municipal Frei Damião – PAIM, a realização de exames para os garis e coletores de lixo.

“Está atividade tem como objetivo fazer o controle da saúde dos trabalhadores de limpeza publica, saber como está da diabetes, identificação do fator RH ou outra irregularidade na saúde, para que seja tomada as providencias, é uma forma de está fazendo o monitoramento da saúde dos servidores e ajudando no seu bem estar”, ressaltou o secretário municipal de saúde, José Venâncio (Dudé).

Pronto Atendimento Municipal Frei Damião - PAIM

Pronto Atendimento Municipal Frei Damião – PAIM

Ao todo, 210 servidores participaram do processo. A ação será dividida em quatro etapas, sendo 500 atendimentos diários. Com o sangue coletado serão feitos dez exames(Hemograma Completo; HDL, LDL, UREIA, CREATININA, AC. URICO, dentre outros) e criado um banco de dados com informações de cada um dos servidores. Para o secretário de limpeza pública, Elisiomar de Carvalho, o Mazim, a iniciativa é de grande importância.

Elisiomar de Carvalho - secretário de limpeza pública

Elisiomar de Carvalho – secretário de limpeza pública

“A limpeza urbana é sem duvida um serviço publico essencial para o bom funcionamento da cidade, para que os serviços sejam desempenhados em sua totalidade, a saúde dos nossos colaboradores deve estar em dias, visto que eles são responsáveis pela coleta do lixo, pela limpeza de ruas e avenidas da cidade, além da coleta domiciliar e da varrição de Picos”, disse.

Mailson Dino  - Gari

Mailson Dino – Gari

Eles trabalham em média oito horas por dia, seis dias por semana.  Mailson Dino não descuida da saúde, o servidor foi um dos primeiro a chegar ao local para a realização dos exames. “Sempre quando é possível eu faço exames para saber como está minha saúde, já que a prefeitura está nos oferecendo essa oportunidade eu não poderia perder, espero que tenha todos os anos”, finalizou.