Saúde bucal.

Higiene bucal é tema de palestra no CAPS Ad III

CCOM / sábado, 14 novembro , 2015

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS Ad III

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS Ad III

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS Ad III tiveram uma manhã diferente nessa quinta-feira (11/11). Todos eles assistiram uma palestra sobre Higiene  bucal, ministrada pela Dra. Marta Costa, que faz parte do Sistema de Saúde do município, como coordenadora de saúde bucal. Cerca de 30 pessoas, entre pacientes e funcionários,  participaram da ação que demonstrou os cuidados necessários para a saúde bucal, como o uso adequado do fio dental, escovação correta, ações preventivas para gengivite e cáries, dentre outro cuidados necessários.

Na ação, os pacientes receberam aplicação de flúor e, ainda, foram beneficiados com escovas dentárias. Para a coordenadora de saúde bucal, Marta Costa, a ação foi de extrema importância, pois o uso do álcool aliado à droga é fator predisponente ao aparecimento do câncer de boca. “O uso continuado de drogas traz problemas graves em vários âmbitos da vida, inclusive na saúde bucal, dentre inúmeros prejuízos à cavidade bucal, o uso de álcool e drogas contribuem para quadros de infecção, queimaduras da mucosa, halitose, erosão dentária e até câncer”, disse.

Palestra sobre saúde bucal no Caps Ad

Palestra sobre saúde bucal no Caps Ad

A coordenadora do CAPS AD III, MIchelly Martins, destaca que o objetivo da ação foi reforçar a prevenção de agravos relacionados à saúde bucal, ressaltando a importância de uma boa higienização através da escovação e alimentação saudável. “É importante que os pacientes saibam que é preciso cuidar da saúde em seus diferentes âmbitos e não só da saúde mental, mas da saúde bucal, nós aproveitamos o momento para fecharmos uma parceria com a coordenação de saúde bucal para que de seis em seis meses aconteçam atividades como esta”, finalizou.

Escovas dentárias e fluor.

Escovas dentárias e fluor.