Maio Laranja

Maio Laranja: Prefeitura de Picos promove caminhada contra exploração sexual de crianças e adolescentes

O ato foi alusivo ao 18 de Maio, dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

/ CCOM / sexta-feira, 17 maio , 2024

A Prefeitura Municipal de Picos através das secretarias do Trabalho e Assistência Social, Educação e Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, uma caminhada alusiva ao Maio Laranja, mês de Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada contou com a participação de autoridades, representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Agentes de Saúde, alunos da Escola Cívico-Militar e da rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Wianica Alencar, o objetivo principal mobilizar e conscientizar a população para que todos possam garantir uma vida segura e saudável para as crianças e adolescentes. A Secretária também expressou a sua alegria por todos terem participado.

Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, discursando antes da caminhada (Foto: Milene Silva)

“Só tenho a agradecer a todos que estiveram presentes, pois o objetivo nós já estamos alcançando que é levar essa mensagem a toda a comunidade. Nós como responsáveis por essas crianças e adolescentes, temos que cuidar, proteger e garantir os seus direitos para que possam ter uma infância feliz e sem abuso”, destacou Wianica Alencar.

A secretária afirmou ainda que durante todo o mês será trabalhada ações voltadas ao Maio Laranja, como palestras na escolas do município, nos CRAS e nos postos de saúde.

Quem também participou do ato foi a primeira-dama e secretária de educação, Diana Belo, que destacou a importância da união dos órgãos responsáveis pela proteção desses grupos.

Primeira-Dama e Scretária de Educação, Diana Belo (Foto: Maria Ivonete)

“O 18 de maio é uma data importante, porque faz o alerta de que todos devemos trabalhar para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Nossas secretarias se abraçaram e, unidas, viemos para a caminhada ressoar essa mensagem para a sociedade, que é a de que devemos garantir um futuro melhor para essa parcela da população”, disse.

O conselheiro municipal da criança e adolescente de Picos, Jeyciel Rodrigues, ressaltou a importância da caminhada. “É de fundamental importância estarmos juntos nessa data tão importante, para que possamos sensibilizar a sociedade em geral e conscientizá-la para que proteja às nossas crianças e adolescentes”, afirmou Jeyciel Rodrigues.

Conselheiro municipal da criança e adolescente de Picos, Jeyciel Rodrigues (Foto: Milene Silva)

Jean Carlos, 11 anos, aluno da rede municipal de ensino de Picos, falou da alegria em participar Caminhada alusiva. “Vim com meus amigos, outros alunos e com o pessoal do CRAS da Morada Nova. Achei a caminhada muito boa para as pessoas aprenderem a não abusar as crianças e nem os adolescentes”, destacou o participante.

Jean Carlos, 11 anos, aluno da rede municipal de ensino de Picos (Foto: Milene Silva)

Jean Carlos, disse que foi para a caminhada porque gostaria de saber mais sobre o assunto, pois é importante saber dos seus direitos e com isso, aprendeu bastante.

Na atual gestão, todas as ações de conscientização se voltam para a proteção de nossas crianças e adolescentes. A caminhada, foi um momento emocionante e reforça o compromisso com todo o trabalho que já vem sendo feito.

Acompanhe as entrevistas!

Veja mais fotos!