INAUGURAÇÃO

Praça Félix Pacheco: Um patrimônio picoense

CCOM / quarta-feira, 12 agosto , 2020

Por: Paloma Alencar

Picos ganhou um novo espaço de lazer no centro da cidade. A Praça Félix Pacheco é um ponto cultural onde carrega grandes histórias do povo picoense. Por isso, é um patrimônio de Picos. A Praça teve sua primeira inauguração em 1942, e hoje, 12, após ser reestruturada totalmente, será inaugurada ás 19 horas, através de uma transmissão ao vivo, nas mídias sociais da Prefeitura de Picos, pela TV Picos e também no site da TV Cidade Verde, com apresentação de Bruna Ravena e o cantor Rômulo Júnior.

A estrutura da praça é baseada no seu primeiro formato, com o objetivo de retomar a história de Picos e preservar a cultura da cidade. O espaço sempre foi um ponto de referência para as famílias picoenses, para encontro de jovens e até mesmo para os turistas. Os depoimentos de turistas relatados em livros como Picos: os verdes anos cinquenta de Renato Duarte (1991), garantiam que no Nordeste brasileiro, não se existia praça mais movimentada e mais colorida do que a Praça Félix Pacheco.

A comerciante, Francislena Lopes, que trabalha em torno da praça, acredita que a reforma é um ponto positivo para a economia. “O espaço está lindo e com certeza vai atrair muita gente. Se Deus quiser essa doença acabar, logo estaremos todos aqui. Agora que está bem melhor com certeza, muitas pessoas virão”, comenta.

Comerciante, Francislena Lopes.

Já o vendedor, Luiz João Dias, que é da cidade de Jaicós e vem uma vez por semana vender os seus produtos, parabeniza a Prefeitura pela obra. “É isso que a gente quer, queremos alguém que trabalhe. Que faça alguma coisa pela cidade. A gestão está de parabéns. Ficou linda, muito melhor do que como estava”, ressalta.

Vendedor, Luiz João Dias.

O projeto da praça, foi realizado com base nos historiadores locais e em fotos antigas, para que se aproximasse ao máximo do original. Tendo em vista que 80 anos se passaram, buscou-se uma certa modernização para o quadro atual, sem esquecer dos principais detalhes do passado.

 

Como por exemplo, o coreto que fica ao centro da praça. Segundo a moradora de Picos, Remédios Maia, durante os domingos, a Banda Municipal de Música se apresentava no coreto. “Todo domingo tinha uma retreta. A gente ficava dançando no lado de fora do coreto. As dançarinas de Picos aprendiam a dançar na praça. E assim, a gente vivia” pontua Remédios Maia.

A arborização foi baseada em profissionais ambientalistas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Foram retiradas arvores exóticas, não pertencentes ao ecossistema de Picos, e no lugar delas, foram replantadas árvores nativas.

E você pode acompanhar a inauguração através do instagram: @prefeituradepicos, facebook: www.facebook.com/prefeituradepicos, pelo nosso canal no YouTube: www.youtube.com/PicosPIOficial, por meio da TV Picos, canal 13. E também pelo site da Tv Cidade Verde: www.cidadeverde.com.br