Animais silvestres

Prefeitura de Picos e SEMAM disponibilizam placas de trânsito sobre proteção de animais silvestres

As placas foram colocadas em avenidas com maior incidência de trânsito de animais silvestres.

Prefeitura de Picos e SEMAM disponibilizam placas informativas sobre proteção de animais silvestres (Foto: Arquivo Pessoal)

/ CCOM / sexta-feira, 14 outubro , 2022

Pode parecer difícil de acreditar, mas é comum que a população picoense encontre várias espécies de animais como: Jacarés, serpentes, tartarugas e lagartos, às margens de algumas avenidas do município. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), disponibilizou na Avenida Beira Rio, placas alentando os condutores de veículos automotivos sobre o trânsito destes animais.

As placas, além de chamar atenção dos condutores, trazem mensagens de proteção e respeito para com esses animais. Exemplo: “Atenção, área de travessia de animais silvestres” e “Seja consciente, freie para os animais”.

Placa de alerta de animais silvestres na Avenida Beira Rio (Foto: Arquivo Pessoal)

A Educadora Ambiental da SEMAM, Ruthy Costa, reforçou a importância da implantação destas placas para a segurança dos animais e da população. “Inicialmente, foram colocadas 10 unidades ao longo da Avenida Beira Rio, que fica nas proximidades do Rio Guaribas, local onde tem a maior incidência de circulação desses animais, que acabam atravessando da margem do rio para outras áreas”, explicou a Educadora Ambiental.

Educadora Ambiental da SEMAM, Ruthy Costa (Foto: Arquivo Pessoal)

Ruthy Costa ainda destaca em sua fala que as placas servem de alerta para que os condutores se informem sobre locais de maior incidência de passagem de animais silvestres. “Estamos colocando essas placas como forma de alerta para que esses motoristas saibam que essas áreas são locais de passagem desses animais, e que a redução da velocidade pode preservar a vida deles”, contou.

A Secretaria de Meio Ambiente destaca que outros pontos da cidade também receberão as placas, mas a maioria ficará localizada na Avenida Beira Rio devido ser o local onde os animais silvestres são mais vistos.

Acompanhe entrevista na íntegra!