Campanha Cidade Limpa

Prefeitura de Picos lança Campanha Cidade Limpa: responsabilidade de todos

A ação faz parte do cronograma de atividades a serem desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente 2024.

Card de divulgação da Campanha (Fonte: CCOM)

/ CCOM / segunda-feira, 10 junho , 2024

Por: Daniel Holanda

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Ambiente e Recursos Hídricos realiza a Campanha de conscientização “Cidade Limpa: responsabilidade de todos”. A Ação tem por objetivo informar e conscientizar a população acerca da importância da limpeza urbana e da gestão adequada de resíduos.

De acordo com a educadora ambiental, Ruthy Costa, a iniciativa visa educar sobre os impactos negativos do descarte inadequado de lixo e incentivar práticas sustentáveis no dia a dia, como a separação de resíduos recicláveis e o descarte correto do lixo.

A campanha vem acompanhada de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas de forma intensiva durante o mês de junho e meses subsequentes, em parceria com as Secretarias de Obras e Serviços Públicos, Coordenação de Comunicação, Vigilância Sanitária e Matadouro Municipal.

Ruthy Costa, destaca ainda a importância dessas atividades para a população e para o meio ambiente. “Em termos de saúde pública, uma cidade limpa reduz a proliferação de vetores de doenças, como ratos e mosquitos, promovendo o bem-estar físico e mental da população. No âmbito ambiental, o descarte adequado de resíduos contribui para a preservação dos ecossistemas urbanos e rurais, e a reciclagem ajuda a economizar recursos naturais e reduzir a poluição”, menciona a educadora.

Educadora Ambiental, Ruthy Costa (Foto: Rawena Sousa)

Entre as principais ações da Semana do Meio Ambiente 2024 estão: campanha de conscientização em redes sociais, rádios e TVs e painéis luminoso, levantamento de locais com disposição inadequada de entulhos ou resíduos, colocação de placas educativas e punitivas em locais com disposição irregular de resíduos sólidos, colocação de lixeiras em praça, distribuição de circular informativa sobre a coleta regular de lixo para moradores e comerciantes da cidade na BR 316, colocação de lixeiras em praças, confecções de confecção de lixeira de TNT para carros, arborização da Avenida Beira Rio e replantio de Mudas na Avenida Severo com árvores ornamentais.

“São 3 mil unidades de material informativo para distribuição ao longo das margens das rodovias federais que cortam a cidade, avenida Getúlio Vergas, e ruas centrais adjacentes, além desse material que já foi enviado, o departamento de comunicação da prefeitura irá articular material para rádio, TV, internet, outdoors e demais materiais de campanha educativa”, explica Ruthy Costa.

Confira algumas orientações da Campanha de conscientização “Cidade Limpa: responsabilidade de todos”:

• Utilizar sacos de lixo resistentes e bem fechados para evitar derramamento de resíduos;
  • Sempre que possível, utilize lixeiras com tampas para impedir o acesso de animais e a dispersão do lixo, ou utilize ainda, as cestas suspensas para acondicionamento adequado do material;
  • Se possível, separe o material reciclável (papel, plástico, vidro, metal) do lixo orgânico e dos resíduos não recicláveis.
  • Em casos de materiais perfurantes, cortantes, é OBRIGATÓRIO, acondicionar em recipientes que evitem que os agentes de coletas se machuquem;
  • Em caso de materiais volumoso que não são colocados pelo caminhão compactador, a Secretaria de Serviços Públicos, deve ser informada para que seja feita a coleta do material de maneira adequada.

Confira abaixo o material informativo completo com todas as orientações da Campanha

Circular Campanha Cidade Limpa 2024