Limpeza Pública

Prefeitura de Picos realiza limpeza de lixos e entulhos depositados às margens do Rio Guaribas

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ficará responsável pela fiscalização e monitoramento das áreas às margens dos rios, podendo até multar quem fizer descarte irregular de lixos.

Secretário Dedé Monteiro alerta a população para não descartarem entulhos e lixos às margens dos Rios (Foto: Maria Hilda)

/ CCOM / sexta-feira, 3 março , 2023

Por: Maria Hilda

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Serviços Públicos, segue intensificando o serviço de limpeza na cidade de Picos. Nessa semana a equipe de limpeza esteve recolhendo entulhos que foram descartados irregularmente nas margens do rio Guaribas. Divisa entre os bairros Ipueiras e Junco.

O Secretário da pasta, Dedé Monteiro, explicou que infelizmente esse tipo de descarte tem sido comum pelas ruas de Picos. “Há, algumas semanas já havíamos recolhido outro monte de entulho que foi jogado e, infelizmente a situação tem se repetido. Descartar lixos, materiais de construção, qualquer que seja o tipo de lixo é um crime contra o meio ambiente”, explanou o Secretário

Conforme a Coordenação administrativa o despojamento de entulhos existe em vários pontos da cidade de Picos. Além da margem do Rio Guaribas outros pontos são usados para servirem de depósitos de lixos.

Dentre os lugares que encontramos descartes irregulares de lixo podemos destacar a Rua Santa Luzia no bairro São Vicente, local onde o coletor de resíduos passa todos os dias. Assim como, Parque de Exposição, na lateral do centro Zoonoses. Na lateral da Escola Oficial Normal de Picos é recolhido grande quantidade de lixo, no mínimo, três vezes por dia. Outro ponto crítico também é a Ladeira na rua Bahia, bairro Paroquial.

“Pedimos a colaboração da população. Cada bairro tem seu dia para que o coletor faça a coleta do lixo e evite está descartando lixo onde não se deve. Estamos dando início a uma parceria entre a Secretaria de Serviços Públicos e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Onde vamos continuar fazendo nossa parte da limpeza e a população pode ajudar denunciando quem faz isso”, frisou Dedé Monteiro

Secretário de Serviços Públicos, Dedé Monteiro, fiscalizando o serviço de remoção de entulhos (Foto: Maria Hilda)

A Educadora Ambiental da SEMAM, Nilma Nascimento, falou sobre a parceria realizada pelas Secretarias. De acordo com a Educadora após a Secretaria de Serviços Públicos realizarem a limpeza no local, uma equipe do setor de fiscalização da SEMAM ficará responsável por vistoriar a área para que não seja despejado lixo no local.

“O departamento de fiscalização vai intensificar as ações de monitoramento na localidade das margens do Rio Guaribas que liga o bairro Ipueiras ao Junco. Com o objetivo de evitar que novos pontos de depósitos de resíduos apareçam. As ações no local vão desde monitoramento, aplicação de multa e outras penalidades, em pessoas que forem pegas despejando lixo no local”. Explicou a Educadora Ambiental.

Nilma Nascimento, Educadora Ambiental (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Nilma Nascimento ainda destaca que a Secretaria de Meio Ambiente irá realizar ações de educação ambiental para moradores da localidade.

“A SEMAM também irá desenvolver ações relacionadas a Educação Ambiental na região, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. Informamos ainda que as margens dos Rios são consideradas pela Legislação Federal do novo Código Florestal como uma área de preservação permanente, por tanto é irregular o deposito de lixo nestes locais. Ainda destacamos que área da qual estamos falando se trata de um local em que a população tem acesso a coleta de lixo, o carro passa três vezes na semana, assim como, nos demais bairros de Picos”, pontuou.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!