Plantio de arvores

Prefeitura de Picos realiza plantio de mudas com alunos da escola municipal Justino Luz

A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia de hoje, 05 de junho.

Estiveram presentes as educadoras ambientais do município, além dos alunos do 5º ano da escola Justino Luz (Foto: Rawena Sousa)

/ CCOM / quarta-feira, 5 junho , 2024

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (05), uma atividade de plantio simbólico de mudas no leito do Rio Guaribas. A ação contou com a participação dos alunos do 5º ano da escola municipal Justino Luz e teve como objetivo mostrar para as crianças acerca da importância da recomposição da mata ciliar, que age na proteção dos leitos de rios e córregos, impedindo o processo de erosão e assoreamento.

Os alunos ajudaram no plantio das mudas (Foto: Rawena Sousa)

A educadora ambiental, Nilma Nascimento, explicou acerca da relevância de ações como esta para o aumento da conscientização ambiental da população.

“Essa ação é em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, no dia 5 de junho, com o planejamento de ações e refletir a importância da data e dos cuidados com o meio ambiente. Essa atividade tem esse objetivo, de mostrar a importância dessas ações que devem acontecer, não só hoje, mas também o ano todo”, comentou a educadora.

Nilma Nascimento, Educadora ambiental da SEMAM (Foto: Rawena Sousa)

A coordenadora da escola Justino Luz, Teresa de Oliveira, expressou sua satisfação em participar dessas atividades com os estudantes. “A medida que a gente desenvolve ações como essa, a gente está proporcionando para eles a conscientização de cuidar do nosso planeta. Não poderíamos deixar passar uma data tão importante sem desenvolver neles mais atitudes responsáveis para com o meio ambiente. Estamos trabalhando o tema com as crianças desde segunda-feira com outras atividades na escola, como palestras, confecção de cartazes e outros”, afirmou a coordenadora.

Os rios, recursos hídricos e suas margens são consideradas áreas de preservação permanente e protegidos por lei. Por meio dessas ações intersetoriais realizadas com os estudantes, eles estarão aptos a replicar esses conhecimentos em seus bairros, escolas e residências, contribuindo para a conscientização da comunidade acerca dos cuidados com o meio ambiente.

Veja mais fotos abaixo!

Confira as entrevistas na íntegra!