Arborização

Secretaria de Meio Ambiente promove plantio de mudas para recuperação de mata ciliar no Rio Guaribas

A SEMAM plantou 200 mudas nativas da região nas margens do Rio Guaribas que corta o município de Picos.

Prefeito Gil Paraibano participa de ação voltada para o plantio de mudas (Foto: Iaquelly Sousa)

/ CCOM / terça-feira, 25 abril , 2023

Por: Iaquelly Sousa

A Secretaria de Meio Ambiente promoveu na manhã desta terça-feira (25), um plantio de mudas nativas na mata ciliar às margens do Rio Guaribas. A ação contou com a participação de colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Prefeito Municipal de Picos, Gil Paraibano, que acompanhou as atividades do plantio.

Secretária de Meio Ambiente, Bom Sucesso, também colabora com o plantio de mudas (Foto: Iaquelly Sousa)

O prefeito Gil Paraibano esteve presente participando do plantio de mudas e ressaltou a importância do trabalho da Secretaria e da revitalização do Rio Guaribas. “Os reflorestamentos nas margens dos rios são precisos, nós precisamos realizar esse plantio para a conservação das margens do Rio Guaribas e recuperá-lo de sua degradação”, pontuou o prefeito municipal.

Prefeito Gil Paraibano juntamente com equipe da SEMAM (Foto: Iaquelly Sousa)

De acordo com a Engenheira Ambiental, Mary Jully Carvalho, o rio Guaribas, por se tratar de um rio urbano, precisava de uma revitalização em sua área e isso se dará através de um plantio de mudas em sua mata ciliar. “A ação de hoje se trata da recuperação da mata ciliar do Rio Guaribas, como ele é um rio do município temos a proposta de fazer a recuperação de sua área com a prática do plantio de plantas nativas.  Hoje serão plantadas 200 mudas das espécies Ipê e Catingueira, plantas que são adaptadas para a área local”, explicou a Engenheira.

Vale lembrar que na última semana a Prefeitura Municipal promoveu uma ação parecida, no Riacho dos Macacos, com o plantio de mudas para a recuperação de sua mata ciliar, o objetivo dessa última ação é o plantio de 700 mudas na área urbana e rural do município de Picos.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevista na íntegra!