Meio Ambiente

SEMAM promove capacitação com diretores e coordenadores das escolas de rede Pública Municipal de ensino.

CCOM / sexta-feira, 13 abril , 2018

Por: Remédios Silva

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), promoveu na última quarta-feira (11) uma capacitação com diretores e coordenadores da rede pública Municipal de ensino.

A capacitação foi ministrada pelas Educadoras Ambientais Ruthy Costa e Nilma Nascimento, e teve como objetivo orientar as escolas sobre o projeto “Escolas sustentáveis’’ e incentivar para que as escolas trabalhem a temática Meio Ambiente, não somente em sala de aula mais em conjunto com toda à comunidade.

A Educadora Ambiental Nilma Nascimento falou sobre a capacitação. ‘‘O objetivo da capacitação é estabelecer e fortalecer a parceria entre a SEMAM e SEME no sentido de integrar as ações de trabalho voltadas para o desenvolvimento de projetos ambientais sustentáveis. Cada escola vai elaborar e desenvolver um projeto com um tema ambiental especifico, envolvendo alunos, pais, professores e a comunidade escolar. No decorrer do ano o mesmo deve ser executado com ações diretas para solucionar essas questões na escola”, ressaltou a educadora ambiental.

O objetivo do projeto “Escolas Sustentáveis” é propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a sustentabilidade e o respeito à diversidade.

Quem pode participar do projeto Escolas Sustentáveis? Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Picos podem e devem participar do projeto visando à melhoria da qualidade do meio ambiente.

Como participar do concurso? Elabore um projeto a partir da pergunta “Como transformar sua escola em um espaço sustentável?” A sua proposta de ação a partir desse tema deverá contemplar o Meio Ambiente escolar e a comunidade local, identificando problemas socioambientais e propondo soluções. Envolva toda a comunidade escolar no seu projeto: alunos, professores, pais e funcionários, além de possíveis agentes sociais da sua comunidade que possam ajudar. O objetivo é mobilizar a comunidade escolar para a realização do projeto na busca de tornar a sua escola em um espaço verdadeiramente sustentável. Preencher a Ficha de Inscrição e entregar na Secretaria de Meio Ambiente.

A inscrição no concurso é totalmente gratuita. A escolha do tema e metodologia das atividades desenvolvidas na escola ficam a critério de cada unidade de ensino. Os casos não previstos no regulamento serão decididos pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ao final de cada ciclo de projetos haverá a culminância dos projetos desenvolvidos pelas escolas. Cada escola poderá expor os resultados das suas respectivas atividades em um momento de interação. O momento de interação será realizado no mês de novembro.