Semana da Água

Semam realiza caminhada e plantio de mudas em alusão ao Dia Mundial da Água

CCOM / sexta-feira, 22 março , 2019

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), realizou na manhã desta sexta-feira, 22, caminhada e plantio de mudas às margens do Rio Guaribas em alusão ao Dia Mundial da Água.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana, destaca que a programação da Semana da Água visa despertar o interesse em educar de forma diferenciada para que as crianças cuidem do meio ambiente e levem isso para a sua vida adulta.

“Quando pensamos em organizar esse evento foi no sentido de buscar uma educação diferenciada para nossas crianças, pois sabemos que a água é importante, é indispensável para o nosso planeta. Mas, infelizmente, gerações anteriores e a nossa geração, não cuidam dessa preciosidade, então a nossa esperança é nessas crianças de hoje, para que elas possam realmente cuidar do meio ambiente, e que possam despertar a vontade de preservar e levem para adolescência e para a vida adulta”, ressalta.

De acordo com a educadora Ambiental, Nilma Nascimento, o objetivo maior do evento foi chamar a atenção da população para que possam evitar o desperdício. “Essa caminhada tem como objetivo chamar realmente a atenção das pessoas, olharem a atividade que estamos fazendo, com objetivo de despertar a consciência para o consumo consciente da água”, assegura.

Ainda conforme Maria Santana, durante a Semana da Água, diversas atividades foram realizadas para conscientização da população, e hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, foi peça chave nesse processo.

“Durante a Semana da Água, foram realizadas palestras em diversas escolas, nos disponibilizamos para escola da rede estadual e municipal e também da rede privada, algumas escolas compreenderam a importância disso e nos convidaram para palestras, e hoje a nossa culminância, com essa caminhada da Semam até o Shopping do Povo”, fala.

Com saída da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada na Praça Josina Ferreira, a caminhada visando a conscientização da população foi até o Shopping do Povo, que fica localizado na Rua Monsenhor Hipólito, ao lado da penitenciária feminina, onde foi realizado o plantio de mudas às margens do Rio Guaribas.

O evento faz parte da programação da Semana da Água, realizada pela Semam, que este ano trabalhou com o tema “Eu Amo Água. Adote hábitos sustentáveis. Evite o desperdício!”.