Novembro Azul

Movimento Novembro Azul continua em Picos

CCOM / quarta-feira, 25 novembro , 2015

Unidade Básica de Saúde Morada do Sol

Unidade Básica de Saúde Morada do Sol

Em Picos, as Unidades Básicas de Saúde estão mobilizadas no Novembro Azul, movimento de conscientização da importância da detecção precoce do câncer de próstata. Ao longo do mês, as equipes da Estratégia de Saúde da Família estão realizando atividades educativas, como orientações gerais sobre o câncer de próstata, fatores de risco, formas de prevenção, exames  e sintomas.

Na manhã da ultima sexta – feita (20) foram realizadas atividades educativas, nas UBS´s (Unidade Básica de Saúde) “Dona Santa Nunes”, no bairro Morada do Sol e Belinha Nunes no bairro São Vicente. As iniciativas foram coordenadas pelas enfermeiras Jessica Laiane, Sery Nelli e Maykiane Luz. Além de orientações sobre saúde para o público masculino, as equipes realizaram testes de glicemia, HIV, hepatites virais, solicitação de exames de PSA, que detecta o câncer de próstata através da coleta de sangue, dentre outras.

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio

“Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, então o nosso objetivo é trazer os homens para as unidades básicas de saúde, afim de informar a imprtancia da prevenção e o diagnostico precoce do câncer de prostata, a doença quando é diagnosticada precocemente tem uma maior chance de cura, então nós da Ubs da Morada do Sol realizamos palestras, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, solicitação de exames (PSA), lanche e distribuição de brindes, disse  a enfermeiras Jessica Laiane.

Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes

Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes

O que é câncer de próstata?

Existem inúmeros tipos de cânceres, mas todos começam devido à multiplicação fora de controle das células. A próstata é uma glândula que produz um fluido que nutre e protege o espermatozoide. O câncer de próstata é um tumor maligno originário das células glandulares do tecido prostático. Como todos os tumores originários de glândulas, ele também é classificado como adenocarcinoma. Alguns tumores de próstata crescem e se espalham rapidamente, mas a maioria tem um crescimento lento.