Município de Picos ultrapassa metas da campanha de vacinação contra a gripe

CCOM / quarta-feira, 1 julho , 2015

a coordenadora de imunização, enfermeira Luana Luz.

coordenadora de imunização, enfermeira Luana Luz.

Assim como nos anos anteriores a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe 2015 foi um sucesso. De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, o município de Picos atingiu 95,79% da cobertura vacinal, superando, portanto, os 80% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 80%.

“A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus transmissor da gripe, foi encerrada no dia 30 de junho aqui em Picos e para atingirmos esta meta, foi necessário um trabalho árduo e conjunto, que envolveu todas as equipes de PSF, enfermeiros, técnicos de enfermagens e todo apoio da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou a coordenadora de imunização, enfermeira Luana Luz.

A meta estipulada para o município era a vacinação de 14.534 pessoas, no entanto, foram aplicadas 13.913 doses. Entre grupos prioritários foram vacinados idosos com 60 anos ou mais (98,57%), crianças menores de 5 anos (90,26%), gestantes (99,33%), puérperas (97,56%) e servidores da saúde (97,38%). Portadores de doenças crônicas também integram o grupo alvo da campanha.

Esta foi a 17ª campanha promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi) e a Secretarias de Saúde de Picos, que teve como público alvo as pessoas com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, grupos portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com a coordenadora, Luana Luz, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando apenas a aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe para crianças seis meses a menores de cinco anos. O intervalo entre as doses é de um mês.