Posse do Conselho Municipal de Saúde

Nova gestão do Conselho Municipal de Saúde toma posse em Picos

CCOM / quarta-feira, 21 outubro , 2015

Posse do Conselho Municipal de Saúde

A nova equipe que vai discutir os assuntos essenciais para a saúde de Picos está escalada. Os novos integrantes do Conselho Municipal da Saúde tomaram posse para o biênio 2015/2017 no final da tarde dessa terça-feira (20), em cerimônia no auditório da Câmara Municipal de Picos. Participaram da solenidade, o secretário de saúde, José Venâncio, o Secretário Municipal de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno e a secretaria de Cultura, Verônica Danda.

O titular da pasta, José Venâncio, ressaltou a importância do conselho cujo trabalho é essencial para auxiliar o Executivo Municipal em suas ações de fiscalização do cumprimento das diretrizes na área da saúde. “O conselho é formado por pessoas que estão presente nos serviços de saúde, identificando as principais necessidades e propondo sugestões, eles formam um instrumento de aproximação com a população e, pelo caráter deliberativo, também tem papel de democratizar a gestão da saúde”, explicou.

Plenária da câmara municipal de Picos.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO) é composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo composto por segmentos de usuários, profissionais da saúde, gestores e prestadores de serviço. O objetivo é atuar na formulação e controle da execução da política Municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de Controle Social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

Foto: Marcos Valerio

No mesmo dia foi Júlio Araújo foi eleito o novo presidente do conselho.  “Esse é um momento mais importante da gestão que é a participação do controle social, fiscalizando as ações e serviços de saúde, inclusive os recursos financeiros, então o papel da sociedade é fundamental  no controle das ações que a gestão quer conduzir, hoje foi uma eleição transparente, onde teve a participação de usuários, prestadores de serviço, trabalhadores de saúde e gestão”, ressaltou a enfermeira Conceição Portela, conselheira.

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde.