Novembro Azul

Novembro Azul – Unidades de Saúde realizam atividades alusivas a Campanha

CCOM / sexta-feira, 20 novembro , 2015

Unidade Básica de Saúde no bairro Belo Norte

Unidade Básica de Saúde no bairro Belo Norte

Com o intuito de conscientizar a população masculina quanto o perigo do câncer de próstata, ocorrido em homens com idade próxima ou maior de 40 anos, a secretaria municipal de saúde, através das unidades básicas de saúde está realizando a campanha do Novembro Azul. A campanha tem por objetivo despertar no homem a necessidade de realizar o exame preventivo, principalmente o exame clínico da próstata.

Na manhã desta quinta – feira, 19/11, profissionais da saúde da unidade do povoado Torrões, reuniram os homens para orientar sobre a importância dos cuidados da saúde e prevenção das várias formas de câncer. A ação contou com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF 1F.

Unidade Básica de Saúde no povoado Torrões.

Unidade Básica de Saúde no povoado Torrões.

Foram oferecidos, gratuitamente, palestras educativas, com o nutricionista Erick Moura e a fisioterapeuta Pâmela Leal, solicitação de PSA (Antígeno Prostático Específico), feito pela médica Luma Elis, além da distribuição de brindes e lanche.

Durante o período da tarde, a Unidade Básica de Saúde Belo Norte, realizou atendimentos específicos voltados ao público masculino. A ideia foi intensificar a campanha Novembro Azul, que busca desmistificar a doença do câncer de próstata, conscientizando os homens sobre a importância do exame preventivo. Várias ações como orientações educativas, palestras acerca do tema, exames preventivos e específicos, além da entrega do cartão do homem foram realizadas. O evento contou com a parceria do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF 1E.

Movimento Novembro Azul.

Movimento Novembro Azul.

“Hoje nós estamos comemorando o novembro azul, preparamos várias atividades educativas com o intuito de sensibilizar e conscientizar o publico masculino em relação aos cuidados preventivos e a realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata”, ressaltou a enfermeira responsável pela UBS, Gerdane Celene.