Mutuários irregulares

Coordenadoria de Habitação de Picos irá notificar mutuários irregulares

CCOM / segunda-feira, 26 novembro , 2018

A coordenadoria de Habitação de Picos estará notificando as famílias cadastradas para retornarem às suas residências. Segundo a coordenadora Cláudia Mônica, existem muitas casas desocupadas à espera dos mutuários ausentes ou que abandonaram as residências por algum motivo, além de outras irregularidades.

 

Residencial Antonieta Araújo

 

“Nós temos o dever de notificar essas pessoas pois têm muitas casas prontas e desocupadas. Daremos um prazo de quinze dias e a partir desta notificação, as famílias cadastradas terão que retornar às suas unidades. Se estas famílias não retornarem às suas casas, o Banco do Brasil, assim como a Caixa Econômica, entrarão com processo de distrato, ou seja, quebra de contrato, abrindo caminho para outros interessados”, explica a coordenadora.

Irregularidades

Ao todo são 53 unidades prontas em situação de abandono, casas alugadas para terceiros, até casa vendida, entre outras irregularidades. As casas contratadas já foram entregues e assim, o beneficiado se torna dono do imóvel. Para a coordenadora Cláudia Mônica, diante de tantas irregularidades, o processo de reserva das unidades visando outros interessados acaba sendo prejudicado.

 

Residencial Lousinho Monteiro

 

As irregularidades encontradas pela equipe de coordenação de habitação picoense são uma constante. Tais irregularidades foram identificadas nos residenciais Lousinho Monteiro e Antonieta Araújo.

“Mesmo que essas unidades estejam desocupadas, nós não podemos nomear de reserva, porque existe um contrato. Diante disso, nós apenas notificamos os beneficiados e entregamos os dados ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica, que são as instituições habilitadas a tomar as medidas legais”, esclarece.

Reservas

O cadastro de reserva junto ao cadastramento das unidades residenciais é um processo que acontece mediante os dados fornecidos pelo pretendente no qual o mesmo deve se encaixar  ao modelo proposto pelos bancos financiadores e a coordenação de habitação local.

 

 

Cláudia Mônica. Coordenadora de Habitação de Picos

 

Nesse contexto, a coordenadora Cláudia Mônica explica que as reservas aos interessados somente são viabilizadas mediante real quebra de contrato a um mutuário irregular, ou seja, após o banco oficializar a quebra de contrato junto ao beneficiado é que acontece novo contrato e assim novas reservas serão disponibilizadas.

“A partir desse momento é que podemos analisar as reservas e fazer o chamamento dos novos cadastrados. Explica-se ainda que enquanto não houver uma real quebra de contrato, não haverá nova vaga nem reserva. É bom dizer também que as casas que estão alugadas ou cedidas, que os donos verdadeiros retornem, pois correm o risco de perderam seus contratos”, avisa a coordenadora.