CELERIDADE NAS OBRAS

Prefeito Padre Walmir e empresários querem celeridade na conclusão de obras das via laterais da BR 316

CCOM / quarta-feira, 29 maio , 2019

Por: Batista Pereira

Em encontro, realizado na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, sede do Poder Executivo Picoense, na manhã de hoje (29), o Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima recebeu empresários e o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado do Piauí, Ribamar Bastos para tratar sobre o andamento e a nova licitação do asfalto da obra das vias laterais da Rodovia Federal BR 316.

Padre Walmir Lima, prefeito de Picos

No encontro, o chefe do executivo picoense disse que, ainda segunda-feira, 27, esteve em Teresina para tratar sobre o assunto com Ribamar Bastos e agendou esse encontro com os comerciantes picoenses para que pudesse explicar o andamento da referida obra.

“Nós Estivemos em Teresina, no escritório do DNIT, para saber do andamento da licitação, pois estávamos preocupados com a morosidade da obra, porque a empresa que está fazendo a obra de drenagem está avançando e brevemente já estaria chegando ao bairro Bomba e então, preocupado com isso chegamos a um acordo em que, primeiro que, a obra não chegasse às imediações do bairro Bomba, sem antes soubéssemos qual a empresa que iria fazer o asfaltamento da rodovia e marcamos um encontro com os comerciantes e o representante do órgão para propor uma forma de avançar na licitação do asfalto para que ao chegar à próxima fase, a parte do bairro Junco ao Centro, o asfalto já estivesse pronto”, explicou o prefeito de Picos.

Prefeito de Picos, empresários e representantes do Dnit em reunião

Padre Walmir afirmou que a preocupação de sua gestão, com essa reunião é tentar junto aos responsáveis pelas obras e dar mais celeridade ao processo licitatório da pavimentação asfáltica e evitar atrasos que prejudiquem o tráfego e o movimento do comércio naquele local.

“Nosso acordo aqui vai ser esse, de que, que se avance na licitação e segundo, que na obra o trecho que for aberto e concluído que seja logo asfaltado, para que não aconteça como antão demorar tanto, em um curto espaço de tempo. Agente reconhece que já houve grandes prejuízos para os comerciantes, mas, nós não ficamos parados e ficamos sempre buscando, mas as dificuldades são grandes, porém reconhecemos que além da população que não consegue trafegar melhor, os comerciantes são os mais prejudicados, pois sabemos do sofrimento deles e foi pensando nisso, porque temos uma cidade com talento para o comércio e essa reunião é pra isso”, declarou Padre Walmir.

Empresário José Ferreira Dantas

Segundo o empresário José Ferreira Dantas, a preocupação da categoria é com a demora do processo de recuperação do trecho, segundo ele, a desobstrução da via dificulta o acesso às lojas, o que acarreta em prejuízos para o comércio daquele local.

Em suas declarações, o empresário José Ferreira Dantas, o Dé Dantas falou da preocupação dos comerciantes que tem seus negócios na margem da BR 316 e que estão sendo prejudicados com a morosidade na execução da obra.

“O DNIT, o engenheiro, tem que ter uma forma de trabalho diferente, abrir a vala, fazer a cura, mas tem que fechar. A minha loja lá no Catavento, teve dia de apurar R$ 200, 00, a frente é 30×70 e eu pago de IPTU e alvará, cerca de R$ 5.000,00 anuais, rigorosamente em dias com a Prefeitura de Picos. Nós estamos aqui para tomarmos uma decisão com a prefeitura, junto com o DNIT, as autoridades, para que isso não aconteça na Bomba, o que já vem acontecendo da Paraibinha para cá”, apelou o empresário Dé Dantas.

A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Anne Louise Bertino de Carvalho disse que gostou do que foi proposto pela reunião com os representantes do Dnit e poder executivo, pois os comerciantes já estão mais aliviados e se tudo for executado como o proposto, a obra irá ter mais celeridade.

Padre Walmir ladeado pelos empresários Dé Dantas e Anne Bertino

“Teremos cerca de trinta e cinco dias para reiniciar a obra no trecho do bairro Bomba, mas antes disso, faremos uma reunião informativa para explicar como tudo será feito para que os comerciantes expliquem isso aos seus clientes entendam”, explicou a empresária.

De acordo com Ribamar Bastos, superintendente do DNIT, tem um prazo estipulado para conclusão da obra de drenagem das vias laterais programado para o mês de setembro. Ele disse que com a não prorrogação do contrato da Múltipla Engenharia, responsável pela obra de pavimentação asfáltica, uma nova licitação já está sendo encaminhada.

Ribamar Bastos, superintendente do Dnit

MAIS IMAGENS DA REUNIÃO