RECUPERAÇÃO

Prefeitura de Picos e Governo do Estado recuperam trecho da PI 245 no bairro Ipueiras

CCOM / quinta-feira, 9 maio , 2019

Por Batista Pereira

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo (Sohu), em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI) estão recuperando o trecho do asfalto da rodovia estadual PI 245, na altura do bairro Ipueiras. A obra executada tem uma extensão de 400 metros.

A recuperação se dá sobre o trecho da rodovia danificado pelo grande fluxo de veículos, inclusive de caminhões que costumam trafegar por aquela região, e pelas fortes chuvas, que vinham causando transtornos aos moradores daquele bairro e às pessoas que utilizam diariamente aquela via para se deslocar até o Centro e bairros da cidade.

Máquina fazendo a remoção do asfalto na via FOTO: Ccom/Batista Pereira

O trabalha teve início ontem (8) à tarde, com a remoção do asfalto irregular através dos equipamentos da Sohu, em seguida, será feita a compactação do solo com material apropriado, a construção de sistema de drenagem, para que em seguida seja aplicada uma nova camada de asfalto.

Para o senhor José Antônio da Luz, o Seu Dedé,  nessa avenida há quase meio século atrás era só uma estrada empoeirada e no período das chuvas tinha muita lama e isso trazia muito desconforto para os moradores. “Aqui nessa avenida há uns 40 anos atrás era só lama, depois colocaram aterro e em seguida fizeram o asfalto, mas o pessoal quando foi construindo as casas, a avenida ficou com o nível muito baixo e alto em alguns pontos e quando chovia ficava acumulando água e no verão era uma poeira só”, diz Senhor Dedé .

Senhor José Antônio da Luz, Seu Dedé, acredita na recuperação da via

O morador acredita que agora com trabalho que está sendo feito, a avenida vai ficar melhor para aqueles que moram na sua margem. “Se eles fizerem do jeito que eu estou pensando, vai ficar muito bom, por que aqui era antes era um terreno desnivelado e eu disse para o pessoal da obra que tem que fazer uma boa terraplanagem pra poder ficar as canaletas bem fundas para as água das chuvas escoarem bem e não ficar empoçando na época do inverno”, comenta.

Trecho da rodovia em recuperação

A secretária de Obras, Lílian Araújo informa que a recuperação desse trecho da rodovia é um anseio dos moradores e transeuntes, pois além do acesso interrompido, a população já vinha sendo prejudica por conta da má condição do asfalto da pista.

“Essa obra é um anseio da população do bairro Ipueiras e o prefeito Padre Walmir, ainda antes do período chuvoso, solicitou ao Governo do Estado, por meio do DER-PI que fizesse a recuperação do trecho do asfalto daquela avenida, mas quando as chuvas vieram, infelizmente, a pista naquele ponto ficou com o tráfego comprometido, porém, o prefeito de Picos se preocupou e, com o Governo do Estado, está executando a obra daquele trecho, em parceria com a Sohu”, informa a secretária.

“O maior problema daquele ponto da avenida é o acúmulo de água que acaba danificando o asfalto. Então, nós pedimos aos moradores que tenham compreensão e paciência, pois é uma obra necessária, e tivemos que desviar o tráfego de veículos e logo estaremos entregando a avenida com esse problema resolvido e, assim, melhorando o acesso daquele bairro ao Centro e localidades adjacentes”, disse.