REFORMA GERAL

Reforma do Estádio Helvídio Nunes de Barros em fase adiantada de conclusão

CCOM / segunda-feira, 10 junho , 2019

Por: Batista Pereira

A população picoense está prestes a receber de volta um de seus principais equipamentos públicos. O Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, “O Gigantão da Malva” ou “O Tapetão Verde da Malva”, como muitos torcedores costumam carinhosamente apelidar. O logradouro passa por uma ampla reforma realizada com recursos próprios do Poder Executivo e nas próximas semanas poderá ser reaberto para práticas esportivas e de lazer.

A reforma da praça esportiva está sendo realizada pela Prefeitura de Picos por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo – SOHU em parceria com o Fundo Municipal de Iluminação Pública – Fumip e Secretaria de Esporte e Lazer – Semel.

Lílian Araújo, gestora da secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo

De acordo Lílian Araújo, gestora da SOHU, a decisão em reformar a praça esportiva se fazia urgente, pois após o período chuvoso, o logradouro ficou muito deteriorado e com a estrutura comprometida. “Decidimos reformar o Estádio com verba própria, pois tivemos alguns problemas estruturais em todo o prédio. As obras estão avançadas, o espaço está voltando a ter sua grandeza e logo estará cheio de atividades e com vida novamente”, explicou a secretária Lílian Araújo.

Reginaldo Osvaldo, coordenador de Obras da SOHU

As madeiras do telhado dos vestiários sendo trocadas

De acordo com o coordenador de obras da SOHU, Reginaldo Osvaldo, a reforma da parte de alvenaria foi iniciada ainda na semana passada e a previsão é de que seja concluída semana que vem. “A reforma começou há oito dias e agente tem a previsão de concluir na próxima sexta-feira, dia 21 e está sendo reformado todo o telhado dos vestiários, substituindo as madeiras, e a parte de captação de águas de chuvas, a bica, que ajuda no escoamento das águas, além do reboco das paredes e a pintura, tanto interna, quanto externa do estádio”, explicou o coordenador.

Recuperação da arquibancada

Outro setor que está recebendo recuperação são os banheiros, Reginaldo Osvaldo informou que todos os banheiros receberam tratamento na parte de alvenaria, pintura e nova instalação elétrica. “Os banheiros passaram por uma revisão na parte elétrica que será trocada toda a instalação de fios e cabos, e também os interruptores e ainda na parte hidráulica, além de pintura e acabamento”, disse.

Gramado do “Gigantão da Malva” recebendo tratamento pelos servidores municipais

No tocante à parte de iluminação do estádio municipal, o Fumip é o órgão responsável pela recuperação de toda a estrutura de iluminação do logradouro. Segundo informações do coordenador Rangel Kennedy de Sousa, está sendo feito um levantamento da situação da estrutura das torres de iluminação, onde estão posicionadas as lâmpadas e transformadores. “Será feita a reposição das lâmpadas que estão queimadas, ainda estamos fazendo um levantamento e não sabemos se serão todas trocadas ou não, isso dependerá da demanda, porém já sabemos que 14 lâmpadas precisam ser substituídas e as demais só quando concluirmos esse levantamento, afirmou Rangel Kennedy.

Ferrinho Cearense, no centro da foto, coordena os trabalho de regeneração do gramado do estádio municipal

Com relação ao gramado, já está em fase de conclusão e sua recuperação está bastante adiantada. Os trabalhos no gramado está sob a responsabilidade de Cleojones Barbosa, o Ferrinho Cearense, profissional que tem seu trabalho já reconhecido em todo o Estado do Piauí e em outros do Nordeste. De acordo com ele, “foi recuperada toda a parte de irrigação automatizada, foi feito o tratamento contra ervas daninhas e pragas, além de replantio de gramas com a inserção de adubos orgânicos”, explicou Ferrinho Cearense.