Outubro Rosa

Outubro Rosa chega ao fim com ações em todas as unidades de saúde

CCOM / segunda-feira, 31 outubro , 2016

UBS -- Vicente Baldoino

UBS — Vicente Baldoino

A edição de 2016 da campanha Outubro Rosa chegou ao fim com ações e mobilização de todas as Unidades Básicas de Saúde de Picos. A iniciativa serviu para conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença. Ao longo de todo o mês de outubro, 36 Unidades Básicas de Saúde promoveram palestras sobre a doença, roda de conversas, autoexame das mamas, solicitação de mamografia para rastreamento, além de encaminhamento para mastologista nos casos suspeitos.

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Paralelamente aos exames também aconteceu no dia 12 a 1ª Caminhada, que teve grande participação da comunidade. “As ações de conscientização tiveram sucesso total devido ao número de participantes presentes, o que mostra o engajamento da secretaria de saúde e da população em lutar contra esta doença que afeta tantas mulheres”, ressaltou Thais Araújo, coordenadora de saúde da mulher.

UBS - Cecília Neri

UBS – Cecília Neri

O secretário Municipal de Saúde, José Venâncio – Dude, explica que prevenção é a palavra-chave quando o assunto é câncer de mama. “A principal arma é a prevenção, quanto mais cedo a mulher descobre a doença, maiores são as chances de cura, por isso é tão importante que ela faça os exames regularmente. Para isso, todos os anos, a prefeitura de Picos, através da secretaria de saúde entra no movimento do Outubro Rosa, com o intuito de informar e combater a doença”, revela Dudé.

UBS - Passagem das Pedras

UBS – Passagem das Pedras

A campanha Outubro Rosa está encerrada em Picos, mas os postos de saúde do município oferecem consulta médica, solicitação de mamografia e encaminhamento para mastologista ao longo de todo ano. Basta procurar uma das unidades e solicitar os serviços.