Outubro Rosa

Outubro Rosa chega ao fim com ações em todas as unidades de saúde

CCOM / segunda-feira, 31 outubro , 2016

UBS -- Vicente Baldoino

UBS — Vicente Baldoino

A edição de 2016 da campanha Outubro Rosa chegou ao fim com ações e mobilização de todas as Unidades Básicas de Saúde de Picos. A iniciativa serviu para conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença. Ao longo de todo o mês de outubro, 36 Unidades Básicas de Saúde promoveram palestras sobre a doença, roda de conversas, autoexame das mamas, solicitação de mamografia para rastreamento, além de encaminhamento para mastologista nos casos suspeitos.

Outubro Rosa

Paralelamente aos exames também aconteceu no dia 12 a 1ª Caminhada, que teve grande participação da comunidade. “As ações de conscientização tiveram sucesso total devido ao número de participantes presentes, o que mostra o engajamento da secretaria de saúde e da população em lutar contra esta doença que afeta tantas mulheres”, ressaltou Thais Araújo, coordenadora de saúde da mulher.

UBS - Cecília Neri

UBS – Cecília Neri

O secretário Municipal de Saúde, José Venâncio – Dude, explica que prevenção é a palavra-chave quando o assunto é câncer de mama. “A principal arma é a prevenção, quanto mais cedo a mulher descobre a doença, maiores são as chances de cura, por isso é tão importante que ela faça os exames regularmente. Para isso, todos os anos, a prefeitura de Picos, através da secretaria de saúde entra no movimento do Outubro Rosa, com o intuito de informar e combater a doença”, revela Dudé.

UBS - Passagem das Pedras

UBS – Passagem das Pedras

A campanha Outubro Rosa está encerrada em Picos, mas os postos de saúde do município oferecem consulta médica, solicitação de mamografia e encaminhamento para mastologista ao longo de todo ano. Basta procurar uma das unidades e solicitar os serviços.