Mutirão de Catarata

Pacientes operados de catarata passam por revisão em Picos

CCOM / quinta-feira, 7 janeiro , 2016

Revisão dos pacientes operados de catarata durante mutirão.

Teve inicio na manhã desta quinta – feira, 07/01, a revisão e acompanhamento pós-operatória para as pessoas de Picos e região, que foram submetidas à cirurgia de catarata no Programa “Olhar Bem, realizada entre os dias 04 e 10 de dezembro, em Picos. O atendimento está acontecendo Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN), bairro canto da várzea, com uma equipe de 2 profissionais oftalmologistas e apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Os procedimentos seguem ate amanhã sexta-feira, 08/01, das 6h às 17hs.

Mais de duas mil e duzentas intervenções foram realizadas, atendendo a pacientes dos territórios Vale do Guariba, Sambito e Canindé.  “A revisão faz parte do procedimento pra que tudo ocorra bem com a visão do paciente operado, a Secretaria Municipal de Saúdes está mais uma vez dando total apoio, disponibilizamos o local, mobilizamos uma equipe para está ajudando as pessoas, principalmente os idosos que sofrem com a catarata”, explicou o Secretário de Saúde, José Venãncio – Dudé.

Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN).

Os idosos com idade acima dos 60 anos que passaram pelo procedimento dependiam da retomada da visão para voltar a desempenhar as atividades. O problema na visão do aposentado Francisco José Batista, 72 anos, residente no bairro ipueiras, foi corrigido durante o mutirão de catarata. Após um mês da cirurgia, ele afirmou que o resultado foi um sucesso. “Passei anos com problemas na visão, uma das coisas que eu mais queria na vida era voltar a enxergar. Estou muito feliz e graças a Deus estou realizando meus trabalhos”, disse.

Francisco José Batista, 72 anos.

Foi realizado no ultimo mês de dezembro, através da secretaria municipal de saúde de Picos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí o primeiro mutirão de catarata “Olhar Bem”, quando na oportunidade atenderam aproximadamente sete mil pessoas com o perfil da doença, no qual foram identificadas aproximadamente 2.240 pessoas com a doença.