Mutirão de Catarata

Pacientes operados de catarata passam por revisão em Picos

CCOM / quinta-feira, 7 janeiro , 2016

Revisão dos pacientes operados de catarata durante mutirão.

Revisão dos pacientes operados de catarata durante mutirão.

Teve inicio na manhã desta quinta – feira, 07/01, a revisão e acompanhamento pós-operatória para as pessoas de Picos e região, que foram submetidas à cirurgia de catarata no Programa “Olhar Bem, realizada entre os dias 04 e 10 de dezembro, em Picos. O atendimento está acontecendo Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN), bairro canto da várzea, com uma equipe de 2 profissionais oftalmologistas e apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Os procedimentos seguem ate amanhã sexta-feira, 08/01, das 6h às 17hs.

Mais de duas mil e duzentas intervenções foram realizadas, atendendo a pacientes dos territórios Vale do Guariba, Sambito e Canindé.  “A revisão faz parte do procedimento pra que tudo ocorra bem com a visão do paciente operado, a Secretaria Municipal de Saúdes está mais uma vez dando total apoio, disponibilizamos o local, mobilizamos uma equipe para está ajudando as pessoas, principalmente os idosos que sofrem com a catarata”, explicou o Secretário de Saúde, José Venãncio – Dudé.

Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN).

Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN).

Os idosos com idade acima dos 60 anos que passaram pelo procedimento dependiam da retomada da visão para voltar a desempenhar as atividades. O problema na visão do aposentado Francisco José Batista, 72 anos, residente no bairro ipueiras, foi corrigido durante o mutirão de catarata. Após um mês da cirurgia, ele afirmou que o resultado foi um sucesso. “Passei anos com problemas na visão, uma das coisas que eu mais queria na vida era voltar a enxergar. Estou muito feliz e graças a Deus estou realizando meus trabalhos”, disse.

Francisco José Batista, 72 anos.

Francisco José Batista, 72 anos.

Foi realizado no ultimo mês de dezembro, através da secretaria municipal de saúde de Picos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí o primeiro mutirão de catarata “Olhar Bem”, quando na oportunidade atenderam aproximadamente sete mil pessoas com o perfil da doença, no qual foram identificadas aproximadamente 2.240 pessoas com a doença.