Educação em Saúde

Palestra sobre meningite tranqüiliza população do bairro pedrinhas

CCOM / sexta-feira, 8 janeiro , 2016

Palestra no bairro pedrinhas sobre meningite

Mais de cem pessoas participaram na noite dessa quarta-feira, 07/01, da palestra realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, sobre a causa, prevenção, sintomas, formas de contágio e tratamento da meningite, na escola José João de Moura, bairro pedrinhas. A palestra foi ministrada pelo médico infectologista Dr. Anderson Cleiton, pela coordenadora de vigilância epidemiológica, Kariely Alencar, pela assessora técnica, enfermeira Conceição Portela e pelo secretário de saúde de Picos, José Venâncio – Dudé.

“Nós estamos com um caso de meningite meningocócica no bairro pedrinhas, ocorrido em 2015, por conta desse caso, a população do bairro tem muito medo dessa palavra meningite, então, o nosso objetivo hoje é de tentar desmistificar, é claro que é uma doença grave, transmissível, mas agente tem que considerar que existem medidas de controle e de prevenção e que todas essas medidas sempre são tomadas de acordo com o acontecimento de todos os casos conforme manda o protocola do ministério da saúde”, ressaltou Kariely Alencar.

Escola José João de Moura

Ainda de acordo com a coordenadora, foi realizado um levantamento dos últimos cinco anos, onde foram notificados 27 casos de meningite, destes, 25 foram confirmados e 6 foram a óbito.  “Destes 6 que foram a óbito somente 2 são do bairro de pedrinhas, um em 2010 e outro em 2013, então assim, não é um “privilegio” do bairro de pedrinhas, isso acontece em outros bairros também e agente tem que está fazendo esse tipo de trabalho, que é educação em saúde , levando informações a população, tirando as duvidas e adotando todas as medidas conforme o protocolo”, disse.

Na ocasião, o médico infectologista respondeu a todos os questionamentos da população presente. Ele reforçou o fato de que não existe um surto de meningite meningocócica no bairro ou até mesmo na cidade de Picos. De acordo com o secretário municipal de saúde, José Venâncio – Dudé, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas, onde incluem assistência médica, tratamento adequado, além do monitoramento dos casos, investigação e exames laboratoriais. “Em caso de sintomas de meningite, como febre alta, dor de cabeça intensa e contínua e manchas vermelhas na pele, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade básica de saúde mais próxima de sua casa”, finalizou.