Combate ao Aedes aegypti

Palestras e visitas domiciliares contra a dengue, zika e chikungunya

CCOM / sábado, 23 abril , 2016

Fotos: Joel Fotografias

Para convocar a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, a equipe da FUNDAÇÃO BENILDE VASCONCELOS MOREIRA, com apoio da Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando diversas ações de mobilização social em vários bairros da cidade. São caminhadas, palestras, panfletagem e visitas domiciliares que estão levando mensagens de prevenção e controle das doenças.

Na tarde da última quarta-feira, dia 20 de abril, foi a vez do bairro pedrinhas, receber a equipe. A ação, que teve início às 15, partiu da Unidade Básica de Saúde Ursulino José de Moura. O objetivo, foi conscientizar a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e também incentivar a população a acabar com possíveis criadouros do mosquito não só em casa, mas como na vias públicas também.

Unidade Básica de Saúde Ursulino José de Moura

Cuidados contra a dengue

– Mantenha caixas d’água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.

– Lave a caixa d’água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.

– Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.

– Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.