Treinamento E - SIS

Picos: Profissionais da saúde recebem treinamento para operar e-SUS

CCOM / segunda-feira, 16 maio , 2016

Fotos: Joel Fotografias

Dando continuidade ao projeto de informatizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município de Picos, a Prefeitura Municipal de Picos, através da secretaria municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado – SESAPI promoveu um treinamento com seus funcionários para operar o sistema e- SUS, uma plataforma que permite a informatização de dados do usuário num sistema padronizado nacionalmente. O treinamento foi realizado nos dias 13 e 14 (sexta-feira e sábado), no auditório do Holiday Hotel.

Todos os profissionais da Atenção Básica foram o público-alvo da capacitação, pois irão trabalhar com preenchimento de formulários do novo sistema. O encontro contou com a participação  de enfermeiros (as) e técnicos de enfermagens, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, odontólogos e auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além dos demais funcionários que integram a equipe da secretaria, como recepcionistas, almoxarifes e os gestores de cada unidade.

Treinamento E- SUS

O treinamento foi ministrado por Paulo Alberto, da SESAPI. No total, mais de 200 servidores do município foram capacitados a operar o sistema, que tem como objetivo reestruturar as informações da atenção básica de saúde a nível nacional, aprimorando o atendimento e os demais serviços prestados aos usuários do SUS.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.