Selo Unicef

CCOM / quarta-feira, 8 junho , 2016

2º Fórum Comunitário - Selo Unicef

2º Fórum Comunitário – Selo Unicef

Na manhã desta terça-feira, 07/06, o município de Picos sediou um importante evento sobre a garantia dos direitos da criança e do adolescente: o 2° Fórum Comunitário Selo Unicef. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, e reuniu várias autoridades, como o prefeito de municipal, Padre Walmir, a secretária de governo, Maria Santana, o presidente da câmara de vereadores, Hugo Victor, e a articuladora do Selo Unicef em Picos, a Assistente Social, Maria Claudeia. O evento teve como objetivo reunir representantes dos diversos segmentos da comunidade que – juntamente com um mediador do Selo UNICEF avaliaram as ações realizadas no município para a garantia e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes da cidade.

alunos Escola Municipal Timóteo Borges de Aguiar (bairro Boa Vista)

Durante a ação foram apresentados e discutidos os resultados das ações de Saúde, da Assistência Social, Educação e cultura voltadas para as crianças e adolescentes. No encontro, a Articuladora Municipal, apresentou um breve histórico, explicando o surgimento do Selo, qual o valor representativo para cidade e também a forma de trabalho e as ações que estão sendo desenvolvidas. “Cada secretaria tem um papel fundamental nas ações desenvolvidas pras crianças e adolescentes, várias foram as ações informadas na plataforma, da secretaria de saúde foram selecionadas três ações: A semana do bebê; as ações de combate ao Aedes aegypti e as ações do Centro de Testagem e Aconselhamento”, disse a coordenadora de ações de saúde da criança e do adolescente de Picos, Sanya Elayne.

IMG_0082

O fórum contou com apresentações culturais protagonizadas pelos alunos Escola Municipal Timóteo Borges de Aguiar (bairro Boa Vista), vinculados a Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora de ações de saúde da criança e do adolescente de Picos, Sanya Elayne, ressaltou que esta é uma etapa obrigatória para que o município possa ser certificado com o “Selo Unicef Município Aprovado”. “Hoje nós estamos recebendo o mediador do Selo Unicef,  Francisco José, que vai avaliou todas as ações que foram informadas na plataforma, envolvendo as quatro secretarias, então ele vai sair com o pontapé inicial da avaliação de Picos se estar apta ou não a receber a certificação do selo UNICEF, disse.

Stand da secretaria municipal de saúde.

Estiveram presentes e debateram ideias durante o evento o secretário municipal de saúde, José Venâncio, a secretaria municipal de educação, Rosilene Monteiro, secretária de Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders, secretário de Cultura, Leonardo Frota, a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Conceição Portela.