Vacinação antirrábica

Picos vacina cães e gatos contra a raiva

CCOM / domingo, 29 novembro , 2015

Vacinação antirrábica no Centro de Controle de Zoonoses.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou neste sábado, 28, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva Animal na zona urbana do município.  A vacina esteve disponível em todos os postos de saúde e postos volantes espalhados pela cidade, bem como na sede do próprio Centro de Controle de Zoonoses, situado no parque de exposição, das 08hs as 17hs.  A meta a ser atingida esse ano é de 80%, de acordo com determinações do Ministério da Saúde.

“A nossa meta é vacinar 12.065 animais, sendo 9.021 cães e 3.044 gatos, a escolha dos locais de vacinação foi levado em consideração o acesso de grande número de pessoas, como praças, escolas e unidades de saúde. “A campanha deste ano busca facilitar o acesso da população aos postos fixos de vacinação distribuídos pela cidade”, explicou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses”, Agenor Martins.

Agenor Martins - coordenador do CCZ.

Agenor Martins – coordenador do CCZ.

O secretário Municipal de saúde, José Venâncio, alerta que vacinar os animais é uma forma de prevenir doenças e que é interesse do município vacinar o maior número possível de cães e gatos como forma dessa prevenção e também como forma de manifestar carinho pelos animais. “O nosso objetivo é realizar a imunização massiva para manter o controle da doença”, destacou o titular da pasta, Dudé.

Mel de apenas 10 meses.

A pequena mel de apenas 10 meses de vida foi uma das primeiras a chegar a Unidade Básica de saúde no bairro aerolandia. “Eu não esperei por muito tempo e saí de casa bem cedo, porque sei que é preciso proteger nossos animais contra a raiva e evitar grandes transtornos”, explicou a dona de casa, Francisca.

A Campanha na zona rural terá inicio nessa segunda – feira, 30/11.