Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Prefeitura de Picos lembra Dia Nacional da Luta Antimanicomial

CCOM / quarta-feira, 18 maio , 2016

18 de maio, data que marca simbolicamente a Luta Antimanicomial no Brasil

18 de maio, data que marca simbolicamente a Luta Antimanicomial no Brasil

A manhã desta quarta-feira, 18 de maio, data que marca simbolicamente a Luta Antimanicomial no Brasil, foi de caminhada para os profissionais de saúde e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), do CAPS II e da Secretaria Municipal de Saúde, órgãos ligados a Prefeitura Municipal de Picos. A caminhada, que saiu Fórum Senador Helvídio Nunes, localizado na Estrada de Santos, Bomba, às 07 horas da manhã, seguiu pela Avenida Getúlio Vargas, finalizando na Praça Felix Pacheco.

“O objetivo desta caminhada foi chamar a atenção para a importância da saúde mental do enfermo, conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão desses cidadãos e promover o resgate do tratamento voltado à autonomia do paciente”, disse a nutricionista do CAPS AD, Jeany Pinheiro.

Fotos: Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valerio

Os integrantes da caminhada seguravam cartazes e faixas com frases reflexivas, houve a distribuição de panfletos de esclarecimento e conscientização durante o percurso. Alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, abarcaram a causa e foram a ruas com o objetivo de conscientizar a população em geral, que existem serviços voltados à saúde mental, mantendo um diálogo e buscando reinserir na sociedade.

Ana Karla, professora da Universidade Federal do Piaui

Ana Karla, professora da Universidade Federal do Piaui

De acordo com a professora da Universidade Federal do Piauí, Ana Karla, é muito importante a da participação da universidade nesse evento, principalmente o curso de enfermagem. “O tema de hoje é a luta antimanicomial e é tema da disciplina de saúde mental, então é importante que os alunos não somente aprendam o conteúdo, mas eles possam compreender esse processo, que continua existindo, a idéia de trazer os alunos foi exatamente isso, mobilizar eles na luta em prol desses sujeitos, dos pacientes, dos usuários de serviços que passam por esse tipo de processo de exclusão”, disse.

o Dia Nacional do Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

o Dia Nacional do Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

A ação foi realizada em parceria com Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal de Direitos da Mulher, O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que foram às ruas para comemorar o Dia Nacional do Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado neste 18 de maio.