LOA

Prefeitura envia Lei Orçamentária Anual para Câmara Municipal

CCOM / quarta-feira, 31 outubro , 2018

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Planejamento, enviou a Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao ano de 2019 para a Câmara Municipal, e aguarda posicionamento do órgão para que a partir de janeiro do ano que vem, a gestão possa se pautar pelos recursos aprovados.

A LOA é o instrumento que define os recursos que serão utilizados pela administração municipal em todas as suas áreas, federal, estadual, além de seus próprios recursos.

Secretária de Planejamento, Oneide Rocha

A secretária de Planejamento, Oneide Rocha, explica o procedimento de como é elaborado e a execução da Lei Orçamentária.

“A gente da secretaria de planejamento elaboramos com participação da administração municipal, mas a execução fica por conta das secretarias, enviamos uma ficha que chamamos de monitoramento de avaliação para catalogar o que foi executado e o que deixou de ser executado em conjunto com suas dificuldades”, avalia.

A secretária ainda pontua aspectos e providencias que devem ser tomadas quando surge gastos não previstos. “Quando é algo de relevância, o gestor faz um projeto de lei e envia para a Câmara Municipal para que seja inserida na LOA”, explica.

Ainda de acordo com a secretária Oneide Rocha, pequenas alterações em relação à valores foram feitas no que se refere à LOA de 2018. As secretarias com maiores orçamentos são: Saúde e Educação.