Mutirão de combate ao Aedes aegypti

Reunião detalha ações para o Dia D de combate ao Aedes aegypti

CCOM / quinta-feira, 11 fevereiro , 2016

Reunião preparatória para o mutirão de combate a dengue

O Secretário Municipal de Saúde participou, na manhã desta quinta-feira (11/02), da reunião preparatória para o Dia D de Combate ao Aedes aegypti, que será realizado nesse sábado (13/02) em diversos bairros do município. Membros da comissão organizadora participaram do encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de saúde e serviu para planejar e coordenar as equipes que vão atuar no mutirão. Mais de 700 pessoas, entre soldados do 3º Batalhão de Engenharia e construção, agentes comunitários de saúde e endemias estarão envolvidas na ação de combate.

Apresentação

Neste sábado, 13/02, das 8h00 às 12h, mais de 700 voluntários, divididos em equipes, vão percorrer diversos bairros do município e bater de porta em porta, para fazer a orientação sobre as medidas de combate ao mosquito, com apoio de material informativo. A campanha contará com o apoio do 3º Batalhão de Engenharia e Construção – BEC, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, policia militar e membros da sociedade civil organizada. Durante a ação todas as unidades básicas de saúde da zona urbana, sem exceção, estarão abertas, no período das 07h30min ao meio dia, para darem suporte às ações de combate ao vetor.

“Nós iremos atuar com todo o efetivo do batalhão, visitando as residências da nossa cidade, iremos fazer esclarecimento, entregar panfletos, conversar com os moradores para conscientizar das medidas que devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, então vamos fazer uma formatura logo cedo, às 07 horas e vamos distribuir os militares por toda cidade, vamos tentar abranger 100% dos imóveis de Picos”, destacou comandante, o tenente-coronel, Emerson Bezerra.

O secretário listou todas as ações que estão sendo adotadas pelo município no combate ao mosquito, com destaque para a criação de uma sala de situação municipal, para fazer todo o acompanhamento da proliferação do Aedes aegypti na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde também está fazendo um reforço no atendimento a dúvidas e reclamações da população sobre Dengue, Chicungunya e Zika Vírus, através da nossa fanpage no facebook: Secretaria Municipal de Saúde de Picos.

“O nosso principal objetivo é levar ainda mais informação à população, chamar a atenção para os cuidados necessários contra o mosquito, além de mapear locais onde possam existir possíveis focos, para que o trabalho de eliminação seja realizado, lembrando que esta não é apenas uma ação de saúde pública. e envolvimento e comprometimento de toda a sociedade para combater o mosquito”, enfatizou Dudé.