Projeto Olhar Bem.

Saúde capacita profissionais para a realização do Olhar Bem

CCOM / terça-feira, 10 novembro , 2015

Plenária da Câmara Municipal de Picos

Centenas de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre coordenadores, agentes comunitários de saúde e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, participaram na tarde desta terça-feira, 10/11, no plenário da Câmara Municipal de Picos, de uma capacitação sobre o projeto itinerante oftalmológico – Olhar Bem.  O encontro teve como objetivo apresentar o projeto aos profissionais de saúde e esclarecer as dúvidas sobre os procedimentos cirúrgicos que serão realizados na primeira quinzena de dezembro.

“Essa é a nossa terceira visita ao município de Picos, na primeira oportunidade apresentamos o projeto para o secretário de saúde, o prefeito municipal e todo o secretariado, em nossa segunda passagem pela cidade fomos verificar o local onde será realizado a ação e agora foi o momento de capacitarmos os profissionais de saúde que estarão fazendo a busca pelo paciente portador de catarata e a confirmação do diagnóstico da doença”, ressaltou a consultora da SESAPI, Claudia Rodrigues.

Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e coordenadores

Durante seu discurso, Dudé falou sobre os benefícios trazidos pelo projeto que, segundo ele, vai transformar vidas, devolvendo a visão a mil e quinhentas pessoas. “Há uma demanda reprimida muito grande em Picos e região de pacientes com catarata, esse o mutirão é a chance que milhares de pessoas com mais de 60 anos têm de voltar a enxergar, pois muitas vezes aqueles portadores da doença não conseguem sequer realizar os exames, então o município de Picos e a população só tem a ganhar com esse serviço que será oferecido no mês de dezembro, durante sete dias”, disse

Apresentação do projeto itinerante oftalmológico - Olhar Bem.

Apresentação do projeto itinerante oftalmológico – Olhar Bem.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do estado (SESAPI) em parceria com a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde e contará com uma estrutura móvel, dotada de consultórios oftalmológicos, centro cirúrgico e fábrica de óculos. O mutirão será realizado na primeira quinzena de dezembro, e pretende atender cerca de 7 mil pessoas, acima de 60 anos portadores de catarata.  O projeto contempla os territórios Vale do Guariba, Vale do Sambito e do Canindé. Participaram também do encontro, o prefeito Padre Walmir Lima, o secretário municipal de saúde, José Venâncio, a assessora técnica, enfermeira Conceição Portela e a consultora da SESAPI, Claudia Rodrigues.

Foto: Marcos Valerio