Vacinação HPV

Saúde de Picos convoca meninas para segunda dose da vacina contra HPV

CCOM / quarta-feira, 11 novembro , 2015

Imagem: Internet

Meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano  (HPV) devem retornar aos postos de saúde para tomar a segunda dose. A imunização está disponível em todos os postos com salas de vacinas fixas da cidade. São Elas: Unidade Básica de Saúde Vicente Baldoino (Junco), Belo Norte, Belinha Nunes, localizada no bairro São Vicente, Ipueiras, Passagem das Pedras, Canto da Várzea e Pronto Atendimento Infantil Municipal – PAIM.

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção por alguns tipos de HPV é a principal responsável por casos de câncer do colo de útero, e a vacina é a forma mais eficiente de prevenção. Até o momento foram vacinadas 654 adolescentes entre 9 e 11 o que representa 33,87%, do público-alvo. A coordenadora de imunização, Valdivania dos Santos falou sobre a importância de dar continuidade ao tratamento – com as segunda e terceira doses.

“O esquema completo de vacinação é composto de três doses, após a primeira, a menina deve receber a segunda dose seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose, ao completar esse ciclo, a mulher estará imune ao vírus”, disse.

Coordenadora de imunização, Valdivânia Santos

O câncer de colo de útero, que afeta 15 mil mulheres em todo o País e é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual. Além disso, é nessa época da vida, que a vacinação proporciona níveis de anticorpos mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV.