Objetivo é alertar sobre a importância da vacina para garantir proteção contra HPV

Saúde de Picos dá início à vacinação da segunda dose contra HPV

CCOM / terça-feira, 29 setembro , 2015

Salas de reuniões do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA

Salas de reuniões do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

As meninas com idade entre 9 e 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra Papiloma Vírus Humano (HPV), no mês de março deste ano, devem procurar um posto de vacinação para receber a segunda dose. A vacinação é necessária para a adolescente garantir a proteção contra o câncer de colo de útero. Em Picos, a Secretaria Municipal de Saúde irá iniciar a nova etapa da vacinação nesta quarta – feira, 30.

Representantes da coordenação municipal de Imunização da secretaria Municipal de Saúde se reuniram na tarde dessa terça-feira (29/9,) no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, para explicar aos enfermeiros responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde como será feita a realização da campanha de vacinação contra o vírus HPV, no município.

Valdivania dos Santos - Coord. de Imunização.

Valdivania dos Santos – Coord. de Imunização.

Segundo Valdivania dos Santos, coordenadora de Imunização, neste segundo momento a vacinação estará disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos postos de saúde que possuem salas de vacinas. São eles:  Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião – PAIM, Unidade Básica de Saúde Vicente Baldoino, Belinha Nunes, Belo Norte, Ipueiras. “Estamos fazendo esse encontro com os enfermeiros para que eles possam estar realizando um levantamento sobre cada região, a principio as cinco unidades que possuem salas de vacina estarão realizando a vacinação, logo em seguida estaremos distribuindo para as demais unidades de sapude”, destacou.

Para garantir 100% de proteção contra o HPV, as meninas de 09 a 11 anos precisam tomar todas as doses previstas na vacinação: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois. As adolescentes devem comparecer a unidade de saúde munidas da carteira de identidade, carteira de vacinação, e do cartão do sus.