Combate a dengue

CCOM / terça-feira, 15 dezembro , 2015

Reunião no 3º Batalhão de Engelharia e Construção - BEC

Reunião no 3º Batalhão de Engelharia e Construção – BEC

Atuando de forma preventiva a Prefeitura Municipal de Picos, através da secretaria municipal de Saúde, esta iniciando uma força tarefa, para mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, Chikungunya e a Zika. Em reunião realizada na manhã desta terça – feira, 15/12, a Saúde Municipal definiu mais uma importante parceria com o 3º Batalhão de Engenharia e Construção para a implantação de novas ações na luta contra o mosquito.

O encontro foi promovido na sede do 3º BEC e teve a coordenação do Tenente-coronel Emerson Lima. Mais de 65 homens de terceiro batalhão vão ajudar no mutirão que deve eliminar os criadouros do mosquito. Eles serão capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde na próxima terça-feira, 22. Durante o encontro foram definidas também ações que serão realizadas nos bairros da cidade visando o alerta e a conscientização dos moradores no combate ao mosquito.

“Nossa ação está focada não só na dengue, mas também na zica e chikungunya. Vamos treinar essa equipe dos soldados do 3º BEC para que eles possam, junto aos agentes de saúde, percorrer os bairros alertando a população e examinando casas e áreas de risco. Através desse trabalho esperamos cobrir todo o município de Picos”, destacou.

Foto: Marcos Valerio

Ainda de acordo com o secretário, todos os parceiros são fundamentais neste momento de mobilização, “A iniciativa tem por principal objetivo agregar diversas entidades, setores públicos, a participação da sociedade, de entidades de classe e das empresas, afinal, a dengue não escolhe classe social ou bairro”, disse.

Sede da Secretaria Municipal de Saúde.

No período da tarde, o titular da pasta, José Venâncio – Dudé, se reuniu  com coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sandra Karielly de Alencar, o coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Agenor Martins,  a assessora técnica, enfermeira Conceição Portela, e equipe técnica da suade para organizar as atividades de enfrentamento à dengue, que será iniciada com uma caminha a ser realizada na próxima quinta-feira (17/12), às 17:00 horas,  saindo da Secretaria Municipal de Saúde até à Av. Severo Eulálio.