Nessa quarta – feira, 26/08, foi iniciada o tratamento com usuários da unidade básica de saúde Cecília Neri.

Saúde de Picos fornece tratamento para quem quer deixar de fumar

CCOM / quinta-feira, 27 agosto , 2015

Unidade Básica de Saúde Cecília Neri.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate do Tabagismo, Micherlla Brito, esteve na tarde dessa quarta-feira, 26, na Unidade Básica de Saúde Cecília Neri, localizado no bairro São José. O intuito dessa visita foi dar inicio ao tratamento com os pacientes que fazem uso do cigarro. Aproximadamente 20 pessoas, entre usuários e profissionais de saúde participaram da reunião, sendo que apenas 06 pacientes passarão a ser acompanhados a partir de agora por um período de 03 meses.

“Ontem nós começamos os trabalhos na Unidade Básica de Saúde Cecília Neri com o intuito de iniciarmos o tratamento, levando informações e medicamentos para que esses usuários sejam tratados no período de 90 dias, o encontro foi bastante proveitoso, devido ser uma área muito necessitada de tratamento, para se ter uma ideia foram 100 pessoas cadastradas, então quando acabar o tratamento com essas pessoas logo em seguida iniciaremos outro grupo”, ressaltou coordenadora do Programa Municipal de Combate do Tabagismo, Micherlla Brito

03

De acordo com a coordenadora o primeiro passo do tratamento consiste no cadastramento dos usuários, em seguida uma avaliação clínica para determinar o grau de dependência do paciente. “Neste momento, o fumante fornecerá informações sobre o seu vício. Caso o profissional julgue necessário, haverá o fornecimento de medicamentos que suprem a falta de nicotina”, frisou.

Desde 2002 a Secretaria Municipal da Saúde fornece auxílio para quem deseja se curar do vício causado pelo cigarro, oferecendo serviço de acolhimento e tratamento ao tabagista. A reunião teve como objetivo também, comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto.