Movimento Outubro Rosa

Saúde de Picos prepara programação especial no mês do “Outubro Rosa”

CCOM / quinta-feira, 6 outubro , 2016

Programação Outubro Rosa

Com o intuito de estimular as mulheres a realizarem exames preventivos de mama, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, já definiu a programação para a Campanha Outubro Rosa. As ações terão inicio na próxima segunda – feira, dia 10, com uma oficina voltada para médicos, enfermeiros e técnicos da Estratégia de Saúde da Família do Município de Picos.

A ação que será realizada na Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, das 08h00min ao meio dia, terá como objetivo divulgar a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero e atualizar os profissionais da saúde sobre os métodos de prevenção contra o câncer. A programação do Outubro Rosa se estende ao longo de todo o mês.  Na terça-feira, dia 11, será realizada a I Caminhada Municipal Contra o Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero.

Segundo a Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Thais Aparecida Barros, a caminhada possui objetivo de sensibilizar a população feminina acerca da prevenção do câncer de mama. “Servidores da saúde e de outras secretarias aderiram ao movimento e irão caminhar conosco pelas principais ruas do centro exibindo cartazes com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, estamos contando com o apoio do Grupo Graciones, CLISAM, Liga de Oncologiae Histologia da UFPI de Picos, Conselho da Mulher, Coordenadoria da Mulher e APROSEP”, disse.

O evento terá concentração ás 7h em frente o Fórum de Picos e término na Praça Felix Pacheco. Ainda de acordo com o cronograma as ações voltadas para a campanhas em todas as unidades básicas de saúde terão início dia 12 de outubro. Serão realizadas palestras, consultas médicas e exame clínico da mama. A campanha Outubro Rosa vai se estender durante todo o mês de outubro e a Secretaria de Saúde enfatizou a importância das mulheres se dirigirem as unidades de saúde do seu bairro para os atendimentos.