Combate ao Aedes aegypti

Fundação Benilde Vasconcelos e SMS realizam ações educativas contra o Aedes aegypti

CCOM / sábado, 9 abril , 2016

Escola Integral Marcos Parente

Preocupada com a grande proliferação do Aedes aegypti no Brasil, a Prefeitura de Picos, através da secretaria municipal de Saúde, deu inicio na tarde desta sexta – feira, 08 de abril, a uma série de palestras em escolas, com o intuito de repassar informações e atuar no combate ao mosquito, transmissor da dengue, chigunkumia e zika vírus. Alunos do ensino fundamental e médio, professores e demais funcionários da Escola Integral Marcos Parente, localizada no bairro Bomba, foram os primeiros a receberem a equipe de mobilização da secretaria de saúde.

“Ao longo dessa semana, trabalhando esse projeto para conscientizar os alunos, as famílias, a comunidade aos redores da escola e de todos os bairros de onde revem nossos alunos, para que eles possam estar disseminando essa idéia de estar combatendo esse mosquito”, disse o diretor da escola, Jeferson Sousa

Fotos: Joel Fotografias

A ação teve como principal objetivo orientar e capacitar os alunos para que os mesmos disseminem as informações e repassem as orientações necessárias aos familiares e amigos sobre os cuidados que se deve ter para eliminar os focos do mosquito. Durante aproximadamente 3 horas, foi abordado o ciclo evolutivo do mosquito, os cuidados para evitar a proliferação de larvas, os principais sintomas das doenças e as principais formas eliminar os focos do mosquito.

Equipe de profissionais.

“Desde dezembro de 2015, estamos trabalhando mais fortemente na prevenção da Dengue, fazendo o possível para que não exista proliferação do mosquito, capacitamos mais de 250 alunos para que os mesmos sejam multiplicadores nas suas residências e na vizinhança”, ressaltou a assessora técnica, enfermeira Conceição Portela.

SÁBADO

Na manhã deste sábado (09), a Secretaria Municipal de Saúde encerrou as atividades de mobilização contra a dengue com uma caminhada pelo bairro São José. Dezenas de alunos da Escola Marcos Parente também participaram da ação, e percorreram as principais ruas e avenidas distribuindo panfletos educativos e orientando a população sobre a importância da prevenção dos focos do mosquito da dengue. Os agentes de saúde seguiam um cronograma com visitas as residenciais. A vistoria inclui distribuição de materiais informativos para reforçar a conscientização dos proprietários de imóveis aplicação de questionário.

Caminhada pelas ruas e avenidas da cidade.

Para Daniel Matheus, aluno do 2ª anos do ensino médio, a ação foi bastante proveitosa, ele ressalta que a partir de agora será um agente de saúde. “Minha consciência mudou após essas atividades realizadas durante este final de semana, eu acredito que não só a minha, mas de todos os alunos que participaram, durante essa semana a escola bateu muito em cima dessa temática, então acredito que cada um aprendeu e vamos levar essas informações para vida toda”, finalizou.

Visitas domiciliares.