SAÚDE: Salas de vacina de Picos serão Informatizadas

CCOM / sexta-feira, 22 janeiro , 2016

Treinamento para utilizar o novo sistema do Programa Nacional de Imunizações

A Secretaria Municipal de Saúde, em Picos, iniciou na ultima segunda-feira (18), o processo de informatização de salas de vacina. Para tornar essa iniciativa viável, enfermeiros responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde estão sendo treinados para utilizar o novo sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que cria banco de dados com as informações do cartão de vacinas e permite acompanhar o calendário de imunização do paciente. O curso está acontecendo no laboratório de informática do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN).

“Antes agente trabalhava com o sistema que era manual, você só tinha a informação do numero de doses aplicadas, hoje esse sistema informatizado ele identifica o vacinado, nome, endereço e todo o histórico de vacinação dele, ressaltou Fabiano Barbosa técnico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI.

Fabiano Barbosa técnico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI.

Ao todo 70 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, estão participando da capacitação. O curso foi dividido em duas turmas, sendo a primeira entre os dias 18, 19 e parte do dia 20, já a segunda turma está sendo capacitada desde o dia 20 do referido mês.

Atualmente o município possui 5 salas de vacinas fixas, sendo que todas as 36 unidades básicas de saúde e mais o Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião – PAIM irão receber o novo sistema. O secretário municipal de saúde, José Venâncio, diz que com a informatização as unidades de Saúde terão o controle total do cumprimento do calendário de vacinação.  “A implantação desse sistema irá agilizar o atendimento a população, uma vez que vai ajudar a ter mais controle na aplicação das vacinas, a ação é um avanço que irá beneficiar a população e trará mais agilidade dos serviços dos próprios profissionais. Com a chegada desse sistema não será necessário a elaboração de fichas, pois todos os dados serão incluídos no sistema. Afirmou.