100 DIAS DE GESTÃO!

100 DIAS DE GESTÃO: SMS ampliou Postos de Vacinação, zerou filas na Central de Marcação e instalou Academias de Saúde

Secretário, Aldo Gil, faz avaliação positiva e pretende realizar vários projetos e ações na Saúde de Picos.

/ CCOM / segunda-feira, 19 abril , 2021

Nessa série de reportagens especiais sobre as ações realizadas nos 100 primeiros dias da gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), os secretários municipais destacam suas principais atividades realizadas. Aldo Gil de Medeiros, secretário de Saúde de Picos, falou sobre a ampliação de Postos de Vacinação em relação a Covid-19, como também sobre a instalação de novas Academias de Saúde, a realização de Chamamento Público e outros assuntos.

Academias de Saúde

O secretário de saúde, Aldo Gil, informa que nesses primeiros dias, a gestão conseguiu a instalação de mais duas academias de Saúde para o município, sendo uma delas no Junco, na praça do PCC e outra no Cristovinho que ainda se encontra em fase de instalação, mas que será inaugurada em breve.

Academia de Saúde do bairro Junco está sendo inaugurada hoje (19).

Vacinação contra a Covid-19

Em relação a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município de Picos, o secretário relembra do problema ocorrido em relação a aglomeração nas filas em um dia específico. Ao tempo que Aldo relata que naquele período o município estava seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da SESAPI para realizar a vacinação, e ainda, que o município recebia doses insuficientes para atender aquele público alvo.

“Conseguimos aprovar uma Lei na Câmara, onde pudemos pegar a rédea da vacinação e aplicar o nosso próprio cronograma para a vacinação contra o coronavírus aqui em Picos. Depois que fizemos as nossas mudanças e passamos a planejar junto com o nosso corpo técnico, e ouvindo também a diversos entes da sociedade organizada, conseguimos organizar de maneira satisfatória e estamos dando andamento a vacinação de maneira tranquila e sem aglomerações e sem filas. Desde o dia que efetuamos essas mudanças não tivemos mais nenhum tipo de problemas. Já estamos vacinando os idosos de 68 anos ou mais e vacinando também vários públicos alvos que são específicos, como as forças policiais, pacientes do Instituto do RIM e entre outros”, explicou Aldo Gil.

Secretário de Saúde, Aldo Gil.

Ampliação dos Postos de Vacinação

Após essa autonomia dada a Saúde do município para conduzir a vacinação contra a Covid-19, o secretário juntamente com o corpo técnico da Coordenadoria de Imunização ampliaram os postos de vacinação. O município agora conta com a modalidade Drive-Thru realizada em dois locais, Av. Severo Eulálio e Av. Beira Rio, assim como os Postos montados nas Escolas, PREMEM no Canto da Várzea; U. E. Cel. Francisco Santos no bairro Bomba e CETI Mário Martins no bairro Junco.

Postos de Vacinação foram ampliados e aplicação das doses ganhou celeridade. (Foto: Isael Pereira)

Central de Marcação de Consultas

Para assumir as vagas referentes aos cargos de marcação de consultas o secretário afirmou que foi montado um corpo técnico para realizar os serviços, e hoje, contam com sete profissionais agilizando o processo e segundo o secretário a fila de espera está praticamente zerada. “Em torno de 80% a 90% dos exames que são ofertados na marcação não temos praticamente fila de espera. Acabamos com todos aqueles outros problemas que eram corriqueiros na Central de Marcação”, disse o gestor.

Equipe de profissionais técnicos atuam na Central de Marcações de Exames. (Foto: Daniel Holanda)

Prestadores de Serviço do SUS

Aldo Gil destaca que essas clínicas que prestam serviço ao SUS são essenciais e apesar de serem particulares existe a parceria em que os mesmos são como um braço da Secretaria de Saúde.

“Tivemos o cuidado de regularizar as dívidas existentes, apesar de serem de outra gestão, tivemos que dar o princípio da continuidade. Efetuamos esses pagamentos na ordem de R$ 2.600.000,00 reais e ganhamos uma credibilidade com eles. É tanto que agora, a procura para o credenciamento foi bem maior, se tornando o recorde histórico de Picos para o credenciamento no chamamento público”, disse o secretário.

Aldo Gil avalia como positivo as primeiras ações realizadas à frente da Secretaria, contudo destaca que ainda há muito o que se fazer pela frente. “Nós temos um caminho longo a percorrer, muitos projetos e planos bacanas para a Saúde de Picos, e espero estar realizando eles em breve com a ajuda dos nossos senadores”, finalizou Aldo Gil.

Acompanhe a entrevista na íntegra!