Vacinação

3ª Dose: Imunossuprimidos e idosos de 70 anos e mais serão contemplados em nova etapa de imunização

A aplicação da 3ª dose terá início a partir da próxima semana.

Campanha segue até o dia 13 de outubro (Foto: Reprodução)

/ CCOM / terça-feira, 28 setembro , 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenadoria de Imunização, a partir da próxima semana dará inicio a uma nova etapa na campanha de vacinação contra a Covid-19.  O público contemplado com a 3ª dose nessa nova fase de imunização são os Imunossuprimidos e idosos de 70 anos e mais.

De acordo com a Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, a próxima etapa na campanha de imunização em Picos, será a aplicação de doses de reforço em imunossuprimidos e idosos de 70 anos e mais, a partir da próxima semana.

“Daremos início a dose de reforço e adicional, que é destinada a imunossuprimidos e idosos de 70 anos e mais, que já tomaram a 2ª dose da vacina há mais de 6 meses.  Estamos apenas acertando alguns dados, pois é preciso conferir a questão dos 6 meses da aplicação da 2ª dose, porque a população idosa só pode receber a 3ª dose após 6 meses da aplicação da 2ª dose, ao que tudo indica, os primeiros idosos a receber a dose de reforço, serão os do Abrigo Joaquim Monteiro, já que eles foram os primeiros idosos a tomarem a vacina contra o Covid-19” explicou  a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Maria Ivonete)

A Coordenadora, ainda explica que a dose de reforço exigi alguns requisitos, por isso será aplicada com a vacina da Pfizer, onde será necessária a presença de um médico, sala refrigerada, ou seja, com ar condicionado mantendo assim a devida temperatura da vacina.

Mariana Fontes, ainda falou sobre o número de vacinas aplicadas no público de 18 anos e mais, que foram aplicadas nesta segunda-feira (27) “foram aplicadas 1.141 doses no público de 18 anos e mais, lembrando que a gente nunca restringe a vacinação a uma idade só, sempre fazemos a repescagem das idades anteriores, inclusive tivemos pessoas de 80 anos se vacinando, no mesmo dia da faixa etária de 18 anos ou mais” destacou Mariana Fontes.

Quem são os Imunossuprimidos?

O grupo de pessoas que caracterizam como Imunossuprimidos são aquelas com Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo em HIV/Aids com CDA <200 céls/mm3; Uso de corticóides em doses >20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por >14 dias; Uso e drogas modificadoras da  resposta imune; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Confira entrevista na íntegra!