MUTIRÃO

Ação de combate ao Aedes Aegypti mobiliza comunidade do Belo Norte

CCOM / quinta-feira, 10 agosto , 2017

O dia de mobilização contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya começou cedo no bairro Belo Norte, nesta quinta-feira (10). Profissionais da Estratégia de Saúde da Família junto com estudantes e professora da Escola Municipal Tia Lurdes e acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) percorreram a comunidade, orientando e vistoriando.

No total, as equipes visitaram cerca de 120 residências, áreas verdes e terrenos baldios de sete quadras do bairro. Além da sensibilização dos moradores sobre ações preventivas que devem ser feitas diariamente, os estudantes e profissionais coletaram garrafas, copos descartáveis e latas, eliminando os focos do mosquito.

Para a enfermeira que atua no Posto de Saúde da região, Gerdane Celene Nunes, a ação contemplou as áreas de risco, que podem conter focos e que precisam de intervenção. “Percebemos uma boa adesão às visitas, as orientações e vistorias”, avalia.

Entre os moradores mobilizados está Maria Valdelis. Ela considera que a ação atende a necessidade da comunidade, devido ao número de casos registrados lá. “Eu já peguei dengue três vezes, assim como muita gente aqui, e sei que essa ação é ótima, tem que se prevenir”, aprecia Maria Valdelis.

Aos 11 anos de idade, Caroline Evelyn de Sousa também compreende a importância do combate ao mosquito. Aluna da Escola Tia Lurdes e residente do bairro, Caroline participou da mobilização de forma entusiasmada. “Muito legal para prevenir, não criar mosquitos e não prejudicar as pessoas”, pontua a garota.

A diretora da Escola Municipal Tia Lurdes, Aline de Oliveira Paraíba, afirma que o projeto ganha uma dimensão maior ao sensibilizar e educar crianças sobre as atitudes preventivas. “A conscientização de nossos alunos e da comunidade é essencial, porque se não tiver ação conjunta, não vai acabar nunca”, finaliza a professora.